Prestianni disse à UEFA que chamou Vinicius Jr de calúnia homofóbica e não de insulto racista

Prestianni disse à UEFA que chamou Vinicius Jr de calúnia homofóbica e não de insulto racista
Prestianni disse à UEFA que chamou Vinicius Jr de calúnia – Reprodução

A UEFA está investigando alegações explosivas feitas contra o extremo do Benfica, Gianluca Prestianni, de que ele usou insultos raciais contra o craque do Real Madrid, Vinicius Junior, durante o confronto da Liga dos Campeões.

De acordo com a ESPN, Prestianni admitiu ter usado uma calúnia anti-gay contra Vinicius, em vez de um insulto racista.

Anúncio

O incidente ocorreu no segundo tempo, no Estádio da Luz, na noite de terça-feira, pouco depois de Vinicius marcar o único gol do jogo pelo Real Madrid.

Vinicius reagiu com raiva aos comentários de Prestianni, que havia coberto o rosto com a camisa. O atacante brasileiro alertou o árbitro, provocando uma paralisação de 10 minutos.

O atacante do Real Madrid acusou inicialmente o argentino de 20 anos de abusos racistas.

No entanto, fontes dizem que Prestianni disse aos investigadores da UEFA que usou um insulto homofóbico em espanhol, e não a palavra mono, que significa macaco.

A explicação teria sido repassada ao meio-campista do Real Madrid, Aurelien Tchouameni, imediatamente após o jogo.

Anúncio

O Real Madrid apresentou à UEFA o que descreve como um dossiê completo de provas.

O avançado Kylian Mbappe afirmou ter ouvido abusos racistas dirigidos ao seu companheiro em cinco ocasiões distintas durante a partida, acrescentando que alguns jogadores do Benfica também tiveram conhecimento dos comentários.

Mbappé pediu uma punição severa, assim como o treinador Alvaro Arbeloa, que quer que a UEFA faça do caso um ponto de viragem na batalha do futebol contra a discriminação.

Nos termos do artigo 14.º dos regulamentos disciplinares da UEFA, as sanções para abusos racistas ou homofóbicos são idênticas, implicando uma suspensão mínima de 10 jogos ou suspensão equivalente.

Anúncio

Seja racista ou homofóbica, a intenção de Pretianni é a mesma. É rebaixar, desumanizar, ferir.

Trocar um insulto vil por outro não é mitigação. Não é esclarecimento. É uma confissão.

Então ele não é racista? Apenas homofóbico? Isso dificilmente é uma defesa. Ele pinta o mesmo quadro feio de um jovem profissional que pensa que o ódio é um comportamento aceitável e atual.

No nível da elite, a ignorância não é um escudo. O futebol seguiu em frente. Qualquer um que não tenha feito isso não deveria estar perto disso.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress