Dominicano usava passaporte falso e era procurado pelos EUA por tráco internacional de drogas
Um homem de 34 anos, procurado pela Justiça dos Estados Unidos por tráfico internacional de drogas e associação criminosa, foi preso pela Polícia Federal na noite da última quinta-feira, ao desembarcar no Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte do Rio. De nacionalidade dominicana, ele constava na Difusão Vermelha da Interpol — um alerta internacional para captura provisória de foragidos por crimes graves — e portava um passaporte espanhol falso no momento da prisão.
Segundo autoridades norte-americanas, Jeffry Ruben Musset-Rodriguez, de 34 anos, faz parte de uma organização criminosa ligada a cartéis mexicanos, responsável por distribuir cocaína do estado do Texas até a cidade da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, ainda nos Estados Unidos.
A Polícia Federal informou que o estrangeiro estaria no Rio de Janeiro a turismo. No entanto, após deixar o país, ele foi inadmitido em Portugal e, ao retornar ao Brasil — último ponto de embarque —, foi identificado como procurado pela Justiça dos Estados Unidos. Durante o processo de imigração, a PF acionou a representação da Interpol no Brasil, que solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão para fins de extradição — pedido acolhido e autorizado pelo ministro Edson Fachin.
No seu perfil no LinkedIn, Jeffry Ruben Musset-Rodriguez se apresenta como líder técnico de engenharia de software, com experiência em diversas empresas. Em uma delas, afirma ter atuado no desenvolvimento de software para uma conhecida rede de telefonia no Brasil.
Com o mandado expedido, agentes da Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Galeão (DEAIN), com apoio da Coordenação Geral de Polícia de Migração (CGMIG) e da Diretoria de Cooperação Internacional (DCI), efetuaram a prisão e o homem foi levado ao sistema prisional do estado, onde ficará à disposição da Justiça enquanto aguarda o trâmite do processo de extradição.
Tribuna Livre, com informações da Polícia Federal