10/07/2025

Professor de artes da rede pública do DF é selecionado para expor obras em Paris

Professor de artes do CEF 01 de Planaltina, Jean Fernando foi selecionado para expor duas de suas obras no Salão Internacional de Arte Contemporânea do Carrossel do Louvre, em Paris | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Com apoio da Secretaria de Cultura, educador do CEF 01 de Planaltina representará o Brasil no Salão Internacional de Arte Contemporânea do Carrossel do Louvre

O professor de artes da rede pública do Distrito Federal Jean Fernando foi selecionado para expor suas obras no Salão Internacional de Arte Contemporânea do Carrossel do Louvre, em Paris, na França. Em outubro deste ano, duas criações do educador, que leciona no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 de Planaltina, ficarão expostas por uma semana no conjunto de palácios do museu. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) apoia a participação do artista e busca viabilizar a viagem por meio do programa Conexão Cultura.

As obras escolhidas para exposição seguem um estilo mais figurativo, com olhos bem expressivos e fundos florais, que trazem um pouco da fauna e da flora do Brasil. Segundo o professor, serão duas obras inéditas, que ele precisa confeccionar até o final de maio para entregar. “Essa conquista representa, para mim, uma realização pessoal e profissional. É o reconhecimento de um trabalho que, muitas vezes, fica apagado. A gente sabe que a arte nem sempre é valorizada no nosso país, então poder mostrar meu trabalho fora do Brasil é uma grande oportunidade”, conta.

Jean também ressalta que, como artista e professor, o que traz dessa experiência para os alunos é a importância de acreditar nos próprios sonhos: “Eu fui aluno de escola pública, sou professor de escola pública, e foi na escola pública que uma professora enxergou meu talento e me incentivou a seguir na arte. Foi ali que tudo começou, que nasceu essa paixão. E essa paixão não é só por ser artista, mas também por ensinar, por ajudar os alunos a conhecerem e valorizarem a arte, que muitas vezes é julgada pelo o que é ‘bonito ou feio’, mas é muito mais do que isso”.

De acordo com o titular da Secec-DF, Claudio Abrantes, Jean é prova viva de que a arte combate fronteiras e tem força para ocupar os maiores espaços do mundo. “A Secretaria de Cultura está ao lado dele e de todos os artistas do DF, oferecendo apoio, oportunidades e estrutura. Seguimos firmes no compromisso de fazer a arte brasiliense brilhar, de Planaltina ao Louvre”, destaca.

No trabalho com os alunos, Jean conta que usa muito a arte como forma de terapia, pois muitos estudantes chegam fechados, com problemas emocionais ou familiares, e a arte permite que as pessoas se expressem, mesmo quando não conseguem falar. Além disso, por meio do desenho, a criançada se liberta e o professor consegue se aproximar e ajudar no que for preciso. Com isso, a arte se torna uma ferramenta de transformação dentro da escola.

Para o diretor do CEF 01 de Planaltina, Marcos Fuentes, por meio da arte, os alunos aprendem mais do que técnicas – aprendem valores, pois trabalham dentro do plano pedagógico questões como o combate ao bullying, a resolução de conflitos e o uso consciente das redes sociais, que hoje têm grande influência sobre os jovens. “Esse reconhecimento internacional serve também como um exemplo para os alunos. Mostra que, com esforço, dedicação e boas condutas dentro de um ambiente escolar saudável, eles podem sonhar alto e alcançar seus objetivos, na arte ou em qualquer outra área do conhecimento”, destaca.

O aluno Rafael Carvalho, 12, é apaixonado pelas aulas de arte e gosta especialmente de desenhar temas ligados ao hip-hop. “Achei muito legal ele ir a Paris, porque, pra mim, ele tem um potencial muito grande e pode ir mais longe. Com certeza, um dia eu também quero fazer algo assim”, afirmou. Já para Lorrane Caroline Lima, 13, a conquista do professor serve de inspiração para seguir os próprios sonhos – ela deseja se tornar desenhista.

Sobre o projeto

O programa Conexão Cultura DF é voltado à promoção e difusão da arte e da cultura produzida no Distrito Federal. Por meio de um edital permanente, com inscrições em fluxo contínuo, a iniciativa busca fomentar a formação, a qualificação e a projeção da arte e da cultura local em âmbito nacional e internacional. O objetivo é ampliar a circulação de artistas, bens e serviços culturais, para fortalecer a identidade cultural do DF e promover a cultura como vetor de desenvolvimento integrado no território.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF)

Leia também
Educação promove formação voltada ao atendimento de estudantes com altas habilidades
Educação promove formação voltada ao atendimento de estudantes com altas habilidades
UBS da Ponte Alta terá capacidade para atender 300 pacientes diariamente
UBS da Ponte Alta terá capacidade para atender 300 pacientes diariamente
Unidade Móvel do Hemocentro incentiva doação de sangue em Águas Claras
Unidade Móvel do Hemocentro incentiva doação de sangue em Águas Claras
Riacho Fundo II recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quarta (9)
Riacho Fundo II recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quarta (9)
Sai resultado provisório de chamamento público para gestão compartilhada do Espaço Cultural Renato Russo
Sai resultado provisório de chamamento público para gestão compartilhada do Espaço Cultural Renato Russo
Inscrições para 5º Prêmio de Artesanato e 4º Prêmio de Manualistas do DF vão até sexta (11)
Inscrições para 5º Prêmio de Artesanato e 4º Prêmio de Manualistas do DF vão até sexta (11)
Ação de acolhimento da população em situação de rua ocorre no Plano Piloto nesta terça-feira (8) A DF Legal fará o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante | Foto: Agência Brasília
Ação de acolhimento da população em situação de rua ocorre no Plano Piloto nesta terça-feira (8) 
Estreia do Distrito Junino 2025 leva muita dança e alegria a Riacho Fundo II e Brazlândia
Estreia do Distrito Junino 2025 leva muita dança e alegria a Riacho Fundo II e Brazlândia
Empresas são credenciadas para atuar no serviço de patinetes compartilhados no DF
Empresas são credenciadas para atuar no serviço de patinetes compartilhados no DF
Zoológico de Brasília reabre com funcionamento diário durante o mês de julho
Zoológico de Brasília reabre com funcionamento diário durante o mês de julho
DF 4
Operação conjunta do GDF apreende máquina que desmatava Área de Proteção Ambiental
Ações simples da população em casa eliminam focos do mosquito da dengue
Ações simples da população em casa eliminam focos do mosquito da dengue

Truth+: Trump lança streaming focado em público conservador

Aplicativo está disponível para celulares, web e TVs conectadas como Apple TV, Fire TV e Roku O Trump Media & Technology Group, empresa do presidente dos EUA, Donald Trump, lançou oficialmente nessa segunda-feira (7/7) sua plataforma de streaming de TV, batizada de Truth+, em escala global. O serviço estreia com

Leia mais...

Mesmo com juros altos, setor automotivo avança

Anfavea divulga alta nas exportações e produção no 1º semestre, mas mercado interno segue pressionado por crédito caro e queda no varejo A produção automóveis cresceu 7,8% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2024, com 1,22 milhão de carros produzidos. o dado foi divulgado, ontem, pela

Leia mais...

Última noite de pecuária de Acreúna é marcada por pancadaria

PM precisou intervir para acabar com a briga generalizada A última noite da Exposição Agropecuária de Acreúna, domingo (6), foi marcada por pancadaria entre os participantes da festa. Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma confusão generalizada, inclusive com mulheres. A Polícia Militar (PM) de Goiás precisou intervir.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.