17/11/2025

Projeto que amplia número de deputados é “imoral e inoportuno”, diz MCCE

A proposta está na pauta da sessão deliberativa do Senado marcada para amanhã (25/6) - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Para entidade, proposta que eleva de 513 para 531 as cadeiras na Câmara é casuística, amplia gastos públicos e desrespeita decisão do STF

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou nota pública nesta terça-feira (24/6) posicionando-se contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que propõe o aumento do número de deputados federais de 513 para 531. A proposta está na pauta da sessão deliberativa do Senado marcada para amanhã (25) e, segundo o MCCE, representa um “retrocesso institucional” ao ser debatida com pressa e sem diálogo com a sociedade.

O texto, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ) e relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), foi motivado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a redistribuição das cadeiras da Câmara dos Deputados com base no Censo de 2022. No entanto, para o movimento, o Congresso busca distorcer essa orientação ao propor a criação de novas vagas em vez de distribuí-las entre os estados, conforme o crescimento ou queda populacional apontado pelo levantamento.

Na avaliação do MCCE, ampliar o número de parlamentares em um momento de crise econômica, aumento das desigualdades e baixa confiança popular no Congresso é “imoral e inoportuno”. A entidade também destaca os impactos financeiros da proposta, que elevaria os custos com estrutura, salários, benefícios e emendas parlamentares, num cenário em que milhões de brasileiros enfrentam dificuldades de acesso a serviços públicos básicos.

“Aumentar o número de parlamentares sem debate com a sociedade, sem transparência e com tanta pressa é um desrespeito com a população”, afirma a nota. O MCCE reforça ainda que a medida favorece interesses políticos locais e a manutenção de privilégios, em vez de promover uma adequação justa e constitucional da representatividade.

Por fim, o movimento conclama os senadores a rejeitarem o projeto e a priorizarem propostas que fortaleçam a democracia, promovam justiça social e combatam a corrupção. “Voto não tem preço. Tem consequências”, conclui o documento.

Tribuna Livre, com informações do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

Leia também
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

Ônibus do DF terão adesivos para prevenir acidentes

Medida deve alertar pedestres, ciclistas e motociclistas sobre ponto cego dos motoristas de coletivos A partir de fevereiro de 2026, todos os ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal deverão circular com adesivos alertando sobre o risco de acidentes com os coletivos. A medida é prevista na Portaria

Leia mais...

Ios 26.1 ou 18.7.2: qual a melhor atualização para seu iphone?

A Apple disponibilizou duas novas atualizações para iPhone: iOS 26.1 e iOS 18.7.2. Ambas visam aprimorar a segurança e corrigir falhas, mas o iOS 26.1 se destaca pela inclusão de novos recursos. Usuários podem escolher qual atualização instalar. O iOS 26.1 apresenta uma extensa lista de correções, abordando um número

Leia mais...

Prefeitura de Valparaíso de Goiás dá início às obras dos Condomínios São Francisco I, II e III

Empreendimento habitacional será construído pela BP Incorporadora e promete mais moradia, desenvolvimento e qualidade de vida para os valparaisenses. Empreendimento habitacional será construído pela BP Incorporadora e promete mais moradia, desenvolvimento e qualidade de vida para os valparaisenses. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás lança, nesta sexta-feira (14), às 15h30,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.