17/11/2025

Promessa de Lula, PF passa a controlar armas no lugar do Exército

Divulgação/PF

Mudança do Exército para a PF afetará autorização para compra de armas e a fiscalização de colecionadores a partir de 1º de julho

A partir da próxima terça-feira (1º/7), a Polícia Federal (PF) ficará encarregada de prestar serviços relacionados aos colecionadores, atiradores esportivos e caçadores (CACs) que possuem armas, atualmente geridos pelo Exército.

Promessa de campanha de Lula (PT) para seu terceiro mandato, a transferência da competência do Exército para a PF estava prevista no decreto assinado pelo presidente em julho de 2023, que estabeleceu novas regras para compra, posse, porte e uso de armas de fogo pela população civil.

A partir da próxima semana, a PF ficará encarregada, por exemplo, da autorização para compra e transferência de armas, assim como do registro de colecionadores. Segundo a corporação, a transição será feita de forma “escalonada” pelas superintendências regionais, com foco na continuidade dos serviços.

A partir dessa data, ficarão sob responsabilidade da Polícia Federal: Registro de pessoas físicas e jurídicas para o exercício das atividades de colecionamento, tiro desportivo e caça excepcional

•             Autorização para compra e transferência de armas

•             Fiscalização das atividades exercidas por CACs

•             Concessão de guias de tráfego

•             Fiscalização e controle do comércio varejista para pessoa física

Segundo a PF, uma das propostas para a estruturação dessa nova fase dos serviços é um painel, ainda em desenvolvimento, de Business Intellligence (BI), que reunirá dados estatísticos sobre os processos relacionados aos CACs.

A proposta de tirar tais serviços do Exército vem desde a transição entre o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a atual gestão do petista.

A medida, que esvazia algumas das competências do Exército, se deu em um momento de desconfiança com os militares na chegada de Lula ao Planalto, no início de 2023. Agora, com a entrada em vigor da portaria, a PF, vinculada ao governo federal, passará a ter mais responsabilidade sobre esse tipo de demanda.

Durante o governo anterior, Bolsonaro afrouxou regras para o controle de armas e sofreu críticas da oposição ao longo de seu mandato por causa de sua política relacionada ao armamento.

Em 2020, por exemplo, novos registros para armas de pessoas físicas em todo o país nos primeiros quatro meses do ano cresceram 252,3% em relação a 2019.

Tribuna Livre, com informações da Polícia Federal (PF)

Leia também
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa

5 anos de pix: como o sistema transformou as finanças no brasil

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, completou cinco anos, marcando uma transformação significativa no cenário financeiro brasileiro. Lançado em 16 de novembro de 2020, o sistema rapidamente ganhou popularidade, simplificando transações e alterando a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro. Desde seu lançamento, o

Leia mais...

Galaxy watch7: o smartwatch para atletas com preço especial

À medida que a Black Friday se aproxima, as ofertas começam a surgir, com destaque para os smartwatches, especialmente aqueles equipados com sensores para monitoramento de atividades físicas. O Samsung Galaxy Watch7, modelo de 40 mm, surge como uma opção para quem busca um aliado nos treinos de corrida, caminhada

Leia mais...

Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml

A identificação da vítima da explosão que destruiu um depósito clandestino de fogos de artifício em São Paulo foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). A confirmação encerra a principal incógnita da investigação, que se baseou na forma como os restos mortais foram encontrados dentro do imóvel completamente destruído. A

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.