15/11/2025

PT perde relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026

O líder do governo, José Guimarães (esq.) disse que não há "crise" por escolha de Motta (meio); Zarattini (dir.) relatará MP da arrecadação - (crédito: Marina Ramos e Mário Agra/Câmara)

Informação foi confirmada pelo líder do governo, José Guimarães (PT-CE); deputado negou que exista uma crise com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)

O PT perdeu a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A bancada foi comunicada pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) de que a posição, que é chave na elaboração do Orçamento da União, ficará com o deputado Gervásio Maia (PSB-PB). A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (12/6) pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

“Nós fomos comunicados ontem que havia uma nova indicação para a LDO e nós recebemos com a maior tranquilidade que era o Gervásio, da Paraíba, do PSB”, disse Guimarães. O acordo entre a bancada do PT e Hugo Motta previa que o relator seria o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Com a mudança, Zarattini ficará com a relatoria da Medida Provisória editada na quarta-feira (11) pelo governo que trata do aumento de arrecadação via revisão de incentivos fiscais e revisão de gastos.

“Conversamos sobre isso. Ele (o presidente Hugo Motta) comunicou que estava querendo rever essa indicação da bancada do PT, nós concordamos e acertamos que o deputado (Carlos) Zarattini iria relatar a MP dessas medidas”, disse Guimarães, que negou qualquer crise com o presidente da Câmara.

“Não tem crise sobre isso, até porque nós não vamos enveredar por nenhum caminho que amplie as dificuldades que são normais aqui dentro do parlamento. (…) Ele (Motta) fez várias ponderações, nós concordamos e está resolvido. O relator da LDO é o Gervásio. Está muito bem entregue a LDO”, completou.

O espaço segue aberto para manifestação.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
f1280x720-151780_283455_5050
Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações

Pf aponta ex-ministro como peça central em esquema no inss

Investigações da Polícia Federal revelam o envolvimento de um ex-ministro da Previdência Social em um esquema de desvios que lesou aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). José Carlos Oliveira é apontado como o “pilar institucional” que sustentou a fraude, permitindo a continuidade e a abrangência das

Leia mais...

Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss

O ex-ministro Paulo Pimenta comentou sobre as recentes operações da Polícia Federal, destacando a importância das ações no combate a fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em declarações, Pimenta enfatizou que as operações representam um avanço significativo na proteção dos direitos dos cidadãos e na garantia da integridade

Leia mais...

Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor

A xAI, empresa de inteligência artificial liderada por Elon Musk, estaria no centro de um grande investimento de US$ 15 bilhões (equivalente a R$ 79,5 bilhões) de diversos investidores. O objetivo desse aporte seria impulsionar a expansão dos projetos e da infraestrutura da empresa. O foco principal é o fortalecimento

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.