07/12/2025

Putin assume que defesa russa derrubou avião da Embraer no Cazaquistão

A declaração foi feita durante encontro com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Dushanbe, no Tadjiquistão - (crédito: AFP)

Presidente reconheceu, em conversa com Ilham Aliyev, que destroços dos mísseis russos atingiram a aeronave que caiu no Cazaquistão em dezembro de 2024, deixando 38 pessoas mortas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (9/10) que a defesa antiaérea russa foi responsável pela queda de um avião da Azerbaijan Airlines, em dezembro de 2024, no Cazaquistão. O acidente deixou 38 mortos.

A declaração foi feita durante encontro com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Dushanbe, no Tadjiquistão. Putin explicou que os sistemas de defesa estavam ativos devido à presença de drones ucranianos em Grozny, no Cáucaso russo, e que dois mísseis lançados não atingiram diretamente a aeronave Embraer 190, mas explodiram a cerca de 10 metros de distância. Segundo ele, os destroços resultantes da explosão provocaram a destruição parcial do avião.

“Os dois mísseis lançados não atingiram o avião diretamente. Se isso tivesse acontecido, ele teria caído no local. Mas eles explodiram, talvez como medida de autodestruição, a poucos metros de distância, cerca de 10 metros. E, assim, o dano foi causado, não pelas ogivas, mas provavelmente pelos destroços dos próprios mísseis”, afirmou.

O presidente russo também prometeu indenizações às famílias das vítimas e pediu desculpas. “É claro que tudo o que for necessário em casos tão trágicos será feito pelo lado russo em termos de indenização e uma avaliação legal de todas as questões oficiais será feita. É nosso dever, repito mais uma vez… fazer uma avaliação objetiva de tudo o que aconteceu e identificar as verdadeiras causas.”

O avião fazia a rota entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, na Chechênia. Após relatar problemas em voo, a tripulação tentou realizar um pouso de emergência na cidade de Aktau, no Cazaquistão, mas a aeronave caiu às margens do mar Cáspio. Ao todo, 38 das 67 pessoas a bordo morreram.

Aliyev, que inicialmente acusara Moscou de tentar encobrir as causas da tragédia, agradeceu a Putin por acompanhar pessoalmente o caso e disse ver “um desenvolvimento positivo” nas relações entre os dois países.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas

O consumo de energia por data centers está previsto para um aumento exponencial na próxima década, impulsionado principalmente pela expansão da inteligência artificial. Um relatório recente aponta que a demanda energética dessas instalações deverá atingir 106 gigawatts até 2035, um salto considerável em relação aos 40 gigawatts atuais. A expansão

Leia mais...

Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) registrou a trajetória do juiz Flavio Augusto Martins Leite, titular do 2º Juizado Especial Cível de Brasília, por meio do Programa História Oral. A entrevista, conduzida pelo desembargador Roberval Belinati, 1º vice-presidente do TJDFT, ocorreu no Memorial TJDFT –

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.