07/12/2025

Putin assume que defesa russa derrubou avião da Embraer no Cazaquistão

A declaração foi feita durante encontro com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Dushanbe, no Tadjiquistão - (crédito: AFP)

Presidente reconheceu, em conversa com Ilham Aliyev, que destroços dos mísseis russos atingiram a aeronave que caiu no Cazaquistão em dezembro de 2024, deixando 38 pessoas mortas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (9/10) que a defesa antiaérea russa foi responsável pela queda de um avião da Azerbaijan Airlines, em dezembro de 2024, no Cazaquistão. O acidente deixou 38 mortos.

A declaração foi feita durante encontro com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Dushanbe, no Tadjiquistão. Putin explicou que os sistemas de defesa estavam ativos devido à presença de drones ucranianos em Grozny, no Cáucaso russo, e que dois mísseis lançados não atingiram diretamente a aeronave Embraer 190, mas explodiram a cerca de 10 metros de distância. Segundo ele, os destroços resultantes da explosão provocaram a destruição parcial do avião.

“Os dois mísseis lançados não atingiram o avião diretamente. Se isso tivesse acontecido, ele teria caído no local. Mas eles explodiram, talvez como medida de autodestruição, a poucos metros de distância, cerca de 10 metros. E, assim, o dano foi causado, não pelas ogivas, mas provavelmente pelos destroços dos próprios mísseis”, afirmou.

O presidente russo também prometeu indenizações às famílias das vítimas e pediu desculpas. “É claro que tudo o que for necessário em casos tão trágicos será feito pelo lado russo em termos de indenização e uma avaliação legal de todas as questões oficiais será feita. É nosso dever, repito mais uma vez… fazer uma avaliação objetiva de tudo o que aconteceu e identificar as verdadeiras causas.”

O avião fazia a rota entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, na Chechênia. Após relatar problemas em voo, a tripulação tentou realizar um pouso de emergência na cidade de Aktau, no Cazaquistão, mas a aeronave caiu às margens do mar Cáspio. Ao todo, 38 das 67 pessoas a bordo morreram.

Aliyev, que inicialmente acusara Moscou de tentar encobrir as causas da tragédia, agradeceu a Putin por acompanhar pessoalmente o caso e disse ver “um desenvolvimento positivo” nas relações entre os dois países.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Ministra Marina Silva recebe atendimento médico após sofrer uma fratura na coluna. O incidente ocorreu durante suas férias, enquanto realizava atividades domésticas. A ministra sentiu uma dor intensa e repentina na região lombar enquanto movia vasos de plantas em sua residência. Diante do desconforto, ela buscou assistência médica imediata. Após

Leia mais...

Justiça condena traficantes que vendiam drogas em festas no DF

O grupo atuava em dois núcleos, de comércio distribuição. Pizzaria no Guará era usada de fachada para movimentar recursos A Justiça do DF condenou oito integrantes de uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas no Distrito Federal. O grupo havia sido investigado pela Polícia Civil (PCDF), durante a Operação

Leia mais...

Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

A plataforma de jogos Roblox, que registra 112 milhões de usuários diários, implementará a verificação facial obrigatória para acesso ao chat a partir de janeiro de 2026. A medida, inédita no setor, reacende o debate sobre segurança digital para crianças, privacidade e a responsabilidade das empresas. Embora a empresa se

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.