Para assegurar os serviços do treinador português, o São Paulo terá a obrigação de quitar os salários remanescentes que ele ainda tem a receber no Qatar, onde possui contrato válido até o final de 2024.
O São Paulo está em processo de avaliação no mercado para definir seu próximo treinador e tem agendada uma reunião nesta terça-feira (9) com o técnico português Pedro Martins.
Pedro Martins encontra-se atualmente empregado como treinador do Al Gharafa desde novembro de 2022, com seu contrato válido até o final da temporada 2023/24, em junho. O treinador português recusou ofertas de clubes da Inglaterra, Bélgica e Portugal para assumir sua posição no Qatar, citando em entrevista à revista Panenka que levou em consideração o projeto de futebol no Oriente Médio e a remuneração financeira oferecida.
Destacando-se por seu trabalho anterior no Olympiacos entre 2018 e 2022, Pedro Martins conquistou sucesso significativo na Grécia, onde obteve o tricampeonato nacional nas temporadas 2019/20, 2020/21 e 2021/22, além da Copa do país em 2019/20. O técnico é reconhecido por conduzir o Olympiacos a uma das melhores temporadas de sua história, com uma derrota em 36 rodadas da liga em 2019/20, conquistando também a Taça da Grécia no mesmo ano.
Atualmente à frente do Al Gharafa, o time ocupa a terceira posição no Campeonato Qatari, 4 pontos atrás do líder Al Sadd. Buscando um título que não conquista desde 2010, a equipe apresenta um desempenho que já seria o melhor desde a temporada em que ergueu a taça.
O elenco do Al Gharafa conta com a presença do zagueiro brasileiro Lyanco, conhecido pela torcida tricolor, que está emprestado pelo Southampton até o final da temporada. O setor ofensivo do time destaca-se pela média de 2,75 gols por jogo, liderado pelo argelino Yacine Brahimi, ex-Porto. No entanto, a defesa do Al Gharafa tem média de 2 gols sofridos por jogo, destacando-se como uma área a ser melhorada.
Pedro Martins, assim como Abel Ferreira, teve uma passagem de destaque na Grécia, sendo demitido do Olympiacos após uma derrota na fase qualificatória da Liga dos Campeões. Desde então, o treinador português está no comando do Al Gharafa no Qatar, contribuindo para o desenvolvimento do futebol na região.
Tribuna Livre, com informações da Folha Press