Rebeca Andrade conduz bandeira olímpica na abertura dos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026

Rebeca Andrade conduz bandeira olímpica na abertura dos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026
Rebeca Andrade conduz bandeira olímpica na abertura dos Jogos de – Reprodução

Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 começam oficialmente nesta sexta-feira (6), com a cerimônia de abertura programada para as 16h (horário de Brasília) no Estádio San Siro, em Milão. A festa ocorrerá simultaneamente nas cidades de Predazzo, Livigno e Cortina d’Ampezzo, com apresentações de artistas como Andrea Bocelli, Laura Pausini, Mariah Carey e o pianista Lang Lang.

Maior medalhista olímpica do Brasil, com seis medalhas conquistadas, a ginasta Rebeca Andrade foi convidada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela organização dos Jogos para conduzir a bandeira olímpica ao lado de outras sete personalidades. Os porta-bandeiras da delegação brasileira serão Nicole Silveira, do skeleton, e Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino. Lucas desfilará na cerimônia do estádio San Siro, enquanto Nicole participará em outro local.

A delegação brasileira conta com 14 atletas competindo em cinco das 16 modalidades: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. Os Jogos reúnem mais de 3 mil atletas de 90 países ao longo de 15 dias. Algumas modalidades, como curling, hóquei no gelo e snowboard, iniciaram as disputas na quarta-feira (4).

O Brasil busca sua primeira medalha nos Jogos de Inverno, após desempenhos recentes de Lucas Pinheiro Braathen, Nicole Silveira e Pat Burgener, que subiram ao pódio em etapas da Copa do Mundo nesta temporada, iniciada em novembro. O melhor resultado histórico do país foi a nona colocação de Isabel Clark no snowboard cross, nos Jogos de Turim 2006.

Os primeiros brasileiros a competir serão Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva, no esqui cross-country sprint, a partir das 5h15 de terça-feira (10), em Tesero. As últimas provas envolverão a equipe de bobsled 4-man, com Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Rafael Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira, em Cortina d’Ampezzo, no dia 22 de fevereiro, encerramento dos Jogos.

A agenda completa da delegação inclui:
– Terça-feira (10): Esqui cross-country sprint feminino e masculino (classificatórias).
– Quarta-feira (11): Snowboard halfpipe classificação masculina.
– Quinta-feira (12): Esqui cross-country 10 km feminino.
– Sexta-feira (13): Esqui cross-country 10 km masculino e skeleton feminino (descidas 1 e 2).
– Sábado (14): Esqui alpino slalom gigante masculino e skeleton feminino (descidas 3 e 4); final de snowboard halfpipe.
– Segunda-feira (16): Bobsled 2-man (descidas 1 e 2) e esqui alpino slalom masculino.
– Terça-feira (17): Bobsled 2-man (descidas 3 e 4).
– Quarta-feira (18): Esqui cross-country sprint por equipes femininas e esqui alpino slalom feminino.
– Sábado (21): Bobsled 4-man (descidas 1 e 2).
– Domingo (22): Bobsled 4-man (descidas 3 e 4).

As duplas e quartetos no bobsled ainda serão definidos.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress