O programa também irá reutilizar mais 11 mil computadores, doando-os para unidades de saúde, educação e outras instituições.
O programa Reciclotech, dedicado à reciclagem de lixo eletrônico e à capacitação em tecnologia de jovens e adultos, será expandido de um para cinco polos, atendendo a 30 regiões administrativas. Com essa ampliação, o programa poderá capacitar 10 mil pessoas e reaproveitar 11 mil computadores. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha durante um evento no Palácio do Buriti nesta quarta-feira (17).
Criado em 2020, o Reciclotech é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e receberá um investimento de R$ 9 milhões da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).
Durante a cerimônia, o governador Ibaneis Rocha assinou a ampliação do programa e fez a doação simbólica de 300 computadores reciclados e tablets para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), uma das instituições beneficiadas.
“Nada melhor do que tecnologia e reciclagem juntos, porque o meio ambiente precisa desse trabalho”, afirmou Ibaneis Rocha. “É uma alegria tocar esse programa e ampliá-lo para outras regiões, atingindo essas crianças e jovens da melhor forma possível. Nada melhor do que tecnologia e reciclagem juntos, porque o meio ambiente precisa desse trabalho”, disse Ibaneis Rocha.
O Reciclotech é um projeto que trata do sistema de logística reversa do DF, com o objetivo de capacitar jovens e adultos em cursos de informática básica, manutenção de computadores, recondicionamento de eletroeletrônicos e doação a instituições que promovam a inclusão digital, reciclagem de resíduos sólidos eletrônicos e manufatura reversa.
Desde a sua criação, em 2020, o programa já recondicionou e doou 3.507 computadores, reciclou 1.055 toneladas de resíduos, certificou 2.200 alunos e coletou 18.759 bens inservíveis pertencentes ao governo. O programa também resultou em uma economia de 400 milhões de litros de água a partir do material reciclado. Cerca de 70% dos alunos formados foram inseridos no mercado de trabalho no primeiro ano após a conclusão do curso.
O programa Reciclotech também aceita doações de lixo eletrônico, como celulares, monitores e computadores. O descarte pode ser feito em ações de drive-thru ou em pontos de entrega voluntária, instalados em locais de grande circulação.
Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF)