29/11/2025

Reconhecimento da Palestina pode gerar reação, diz Israel

Quase 150 países reconhecem o Estado palestino. Em maio de 2024, Irlanda, Noruega e Espanha deram esse passo, seguidas pela Eslovênia em junho. - (crédito: AFP)

A Alemanha defende o princípio de uma solução de dois Estados com reconhecimento bilateral dos Estados israelense e palestino

O reconhecimento unilateral de um Estado palestino exigiria que Israel tomasse “medidas unilaterais”, alertou o ministro das Relações Exteriores israelense, Gideon Sa’ar, neste domingo (11), referindo-se às discussões em andamento sobre essa possibilidade.

“Qualquer tentativa unilateral (de reconhecimento) (…) só prejudicará as perspectivas futuras de um processo bilateral e nos levará a tomar medidas unilaterais em resposta”, disse Saar após uma reunião com seu homólogo alemão, Johann Wadephul, em Jerusalém.

A Alemanha defende o princípio de uma solução de dois Estados com reconhecimento bilateral dos Estados israelense e palestino.

“A perspectiva de uma solução de dois Estados é a melhor oportunidade para israelenses e palestinos viverem em paz, segurança e dignidade, e não deve ser prejudicada nem pela construção contínua de assentamentos ilegais nem pelo reconhecimento prematuro de um Estado palestino”, disse Wadephul.

Quase 150 países reconhecem o Estado palestino. Em maio de 2024, Irlanda, Noruega e Espanha deram esse passo, seguidas pela Eslovênia em junho.

O presidente francês, Emmanuel Macron, copresidirá uma conferência internacional na sede da ONU em Nova York em junho, juntamente com a Arábia Saudita, que ele espera que ajude a relançar a solução de dois Estados.

Macron declarou em abril que espera que esta reunião sirva para promover “o reconhecimento mútuo entre várias partes”, argumentando que esta abordagem pode permitir que “todos aqueles que defendem a Palestina reconheçam Israel por sua vez”.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeita a solução de dois Estados, uma visão compartilhada por muitos membros de sua coalizão, um dos governos mais extremistas de direita da história de Israel.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse

Leia também
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Planepoints-1200x675-1
Novo app para iphone promete revolucionar o planejamento de viagens aéreas
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia
moto-eletrica
Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias

Pátio de Transbordo do Gama passa por recuperação asfáltica

Serviço beneficia cerca de 134 mil pessoas, entre moradores da cidade e de regiões próximas A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) finalizou a recuperação asfáltica do Pátio de Transbordo do Gama. A intervenção foi motivada por uma necessidade de adequação ambiental. Durante a operação, iniciada em 10

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.