Novas instalações proporcionam conforto aos frequentadores e aos permissionários, que agora também têm mais segurança jurídica para trabalhar
A Feira Modelo de Sobradinho celebrou importantes conquistas neste mês, com novas instalações e a regularização de mais feirantes. Em uma ação conjunta do Governo do Distrito Federal (GDF), da Administração Regional de Sobradinho e de deputados distritais, as reformas visam fortalecer o funcionamento do espaço e trazer mais qualidade tanto para quem trabalha quanto para quem frequenta a feira.
“As mudanças são significativas para que possamos oferecer mais dignidade ao feirante, que trabalha aqui, e para os frequentadores, que utilizam o comércio da feira”, declarou o administrador regional de Sobradinho, Gutemberg Tosatte.
As novas instalações, entregues na semana passada, incluem banheiros totalmente reestruturados, com reforma completa, da parte hidráulica ao acabamento. A obra, que durou três meses e contou com um investimento de R$ 385,3 mil, modernizou as dependências da feira. “Decidimos recuperar por completo, trazendo tudo novo para o espaço, de dentro para fora”, explicou Tosatte.
Além dos banheiros masculino e feminino, os visitantes agora contam com um banheiro com trocador, destinado a pais e responsáveis com bebês e crianças. A reforma também incluiu a instalação de dois tanques para os feirantes, destinados à limpeza dos estandes, e a remarcação dos boxes após a pintura do chão da feira.
Com essas benfeitorias, a Associação dos Feirantes da Feira Modelo de Sobradinho-DF (Asffemos) tem incentivado os trabalhadores a cuidar das novas instalações. “Conversamos com todos para que preservem o espaço e o mantenham em bom estado, para que possamos usufruir por muito tempo”, enfatizou Francisco Teixeira de Oliveira, presidente da associação.
Regularização
Por meio do Projeto Feira Legal, lançado pelo GDF em 2019, os feirantes de Sobradinho estão tendo a oportunidade de regularizar a documentação que formaliza suas atividades. Até o momento, cerca de 150 permissionários já foram contemplados pela iniciativa, de acordo com a Administração Regional de Sobradinho.
O projeto, amparado pela Lei 6.956/2021 e pelo Decreto 38.554/2017, busca garantir que os permissionários estejam com a documentação em dia, promovendo segurança nos negócios e permitindo a transferência dos pontos para parentes de primeira linhagem.
Entre os beneficiados está Paulo Batista, de 68 anos, que trabalha na feira há mais de duas décadas. Com a documentação regularizada, ele agora sente mais segurança. “Isso trouxe mais tranquilidade para a gente, é muito importante”, afirma.
Carioca de nascimento, Paulo veio para Brasília em busca de novas oportunidades e encontrou na feira de Sobradinho um espaço para desenvolver seu negócio. “Comecei vendendo itens domiciliares nas ruas até conseguir um ponto na feira”, lembra ele. “Regularizar o meu empreendimento após tantos anos foi uma vitória”, comemora. O feirante também vê as melhorias na feira como um atrativo para o público. “Fico muito feliz com essa atenção que estão nos dando”.
Esse sentimento é compartilhado por Victória Braga, 25 anos, que acompanha a mãe na venda de roupas desde criança. “Acredito que a boa experiência do cliente durante as compras faz com que ele volte mais vezes, o que é bom para nós”, conta Victória. Ela destaca o impacto das melhorias realizadas: “Estamos muito animados com os novos banheiros e a sensação de estar em um lugar bem cuidado para trabalhar”.
Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília