08/12/2025

Relator vota por arquivar processo contra Eduardo no Conselho de Ética

Reprodução

O relator do processo contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados votou hoje pelo arquivamento da ação

O deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG) afirmou que críticas, “mesmo severas”, fazem parte do debate democrático. Freitas é alinhado a pautas bolsonaristas e já chamou o deputado do PL de “amigo”. O PT chegou a pedir a suspensão dele como relator, mas o presidente do conselho, Fabio Schiochet (União-SC), rejeitou o pedido.

Freitas afirmou que as sanções dos EUA “são prerrogativas exclusivas do poder Executivo”. O deputado relator do caso disse ainda que seria “um absurdo jurídico e político” responsabilizar Eduardo pelas tarifas do governo Donald Trump ao Brasil. “Qualquer tentativa de imputar quebra de decoro sob a alegação de atentado contra as instituições constitui extrapolação interpretativa.”.

Um pedido de coletiva foi concedido e o tema deve ser votado pelo conselho daqui duas semanas. Caso os membros votem pelo arquivamento, o PT, responsável pelo pedido, pode recorrer da decisão no plenário da Câmara.

Como Eduardo não apresentou advogado, um defensor público assumiu o caso no conselho. Sergio Armanelli afirmou que o Conselho de Ética deve esgotar as possibilidades de notificar o deputado. Além disso, citou a votação recebida por Eduardo nas eleições de 2022 e a indicação dele como líder da minoria na Câmara.

Schiochet afirmou que todos os canais de comunicação foram utilizados para tentar contato com o deputado. Eduardo foi convidado a participar da sessão por videochamada, mas não participou.

O processo pode cassar o mandato de Eduardo. O PT apontou que o deputado, valendo-se de uma licença parlamentar, atentou contra a soberania nacional ao negociar punições ao Brasil nos Estados Unidos, onde mora desde fevereiro.

Eduardo nos EUA

Eduardo se colocou como articulador de medidas que levaram ao tarifaço após o anúncio de Trump em julho. “Nós últimos meses, temos mantido intenso diálogo com autoridades do governo do presidente Trump — sempre com o objetivo de apresentar, com precisão e documentos, a realidade que o Brasil vive hoje. A carta do presidente dos EUA apenas confirma o sucesso na transmissão daquilo que viemos apresentando com seriedade e responsabilidade”, diz trecho da carta lida pelo deputado à época.

Além da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, os EUA aplicou sanções contra autoridades como os ministros do STF. Entre as sanções está a cassação de vistos das autoridades brasileiras. Ao lado do ex-comentarista da Jovem Pan Paulo Figueiredo, ele tem encabeçado essa campanha desde o início do ano.

Eduardo está com as contas bloqueadas por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Em entrevista à imprens, ele afirmou que continua recebendo o salário de deputado, atualmente de R$ 46.366,19, mas que não está com acesso ao dinheiro devido ao bloqueio.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara.

Leia também
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'

Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

A plataforma de jogos Roblox, que registra 112 milhões de usuários diários, implementará a verificação facial obrigatória para acesso ao chat a partir de janeiro de 2026. A medida, inédita no setor, reacende o debate sobre segurança digital para crianças, privacidade e a responsabilidade das empresas. Embora a empresa se

Leia mais...

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.