O Manchester City enfrentará o Arsenal na final da Carabao Cup de 2026, no Estádio de Wembley, após uma vitória direta sobre o Newcastle, ajudada pela dobradinha de Omar Marmoush no primeiro tempo.
Depois de marcar seu primeiro gol da temporada na Premier League contra o Wolves no mês passado, o internacional egípcio teve mais uma vez a chance de impressionar na sombra de Erling Haaland, e fez exatamente isso por excelência.
Anúncio
Após uma imprensa positiva e um início motivado do City, Marmoush deu a vantagem à sua equipa com um golo feliz, mas merecido, aos sete minutos, antes de duplicar o seu marcador pouco antes da meia hora.
Esse não foi o fim do ataque da equipe de Pep Guardiola, mas o gol de Tijjani Reijnders, apenas três minutos depois do segundo de Marmoush, ajudou a colocar a atenção de volta em campo, depois que histórias chamaram a atenção em outros lugares na semana passada.
Nos últimos dias, o futebol tem sido invadido por relatos sugerindo que Guardiola poderia deixar o Manchester City no final da temporada em curso, o que sugere que vencer um torneio nesta temporada será de extrema importância.
Com a esperança de chegar a mais uma final nacional como treinador do City, a equipa de Guardiola já tinha um pé na porta antes de a bola ser chutada aqui, após uma vitória por 2-0 na primeira mão, mas um exército de 5.000 adeptos do Newcastle nunca iria desistir a meio da viagem de ida e volta de 450 quilómetros.
Anúncio
Compreensivelmente, a equipa de Eddie Howe entrou na segunda mão agressiva como sempre, mas o seu plano de jogo saiu pela culatra e a equipa visitante ficou amplamente exposta nos primeiros 32 minutos, sofrendo três golos e perdendo por 5-0 no total.
Marmoush, que marcou seu primeiro hat-trick com as cores do City contra os Magpies menos de um mês depois de ingressar no clube há 12 meses, se destacou na sombra de Haaland, que começou o jogo no banco.
No entanto, grande parte do crédito pelo forte início do City deve caber a Reijnders, que participou em ambos os golos antes de marcar o terceiro. O internacional holandês deu a Marmoush um vaivém antes de uma chance ricocheteada de Dan Burn, no lado esquerdo da área, passar por Aaron Ramsdale aos sete minutos.
As oportunidades surgiram de Reijnders, Nico O'Reilly e Antoine Semenyo nos primeiros 20 minutos, mas foi o segundo de Marmoush, nove minutos depois, que resumiu uma noite que só piorou para os visitantes.
Anúncio
Kieran Trippier teve uma cobrança de falta de 24 jardas cobrada facilmente por James Trafford antes que a equipe de Guardiola subisse para o outro lado, sancionando o Newcastle com um contra-ataque penetrante e bem-sucedido que terminou com Marmoush cabeceando para o fundo da rede a menos de uma jarda.
Então Reijnders representou uma ameaça mais direta, avançando pelo campo antes que a bola voltasse para ele dentro da área, onde ele disparou para sua equipe com uma vantagem ainda maior e, naquele momento, inexpugnável.
Não era como se a equipe de Howe estivesse completamente fora de questão e as primeiras oportunidades poderiam ter mudado a forma do jogo se Willock e Anthony Gordon tivessem sido eficazes no terço final.
Os pontos positivos finalmente vieram para o Newcastle e Elanga conseguiu reduzir com uma demonstração de excelência individual depois de passar por dentro e ao redor de várias camisas azuis para enviar um remate de curva no poste no canto mais distante. Além disso, Harvey Barnes ameaçou iniciar um ataque para pressão tardia depois de colocar a bola no canto mais distante, mas foi anulado depois que um impedimento foi encontrado na preparação.
Anúncio
Veja como avaliamos os jogadores do Manchester City após a vitória sobre o Newcastle United na segunda mão das semifinais da Carabao Cup!
Avaliações dos jogadores
XI inicial
James Trafford – 7 (POTM)
Evitou o que seria um gol garantido aos nove minutos, quando Willock tentou passar a bola ao seu redor antes de negar o gol a Gordon pouco mais de 10 minutos depois. Fez defesas excelentes durante o restante e mereceu uma classificação alta.
Matheus Nunes – 5
Foi derrotado por Lewis Hall e recebeu um cartão amarelo evitável, que deu aos Magpies uma cobrança de falta fora da área.
Abdoukodir Khusanov – 6
Foi forte na defesa, tendo jogado tudo, apesar de ter sido apanhado em algumas ocasiões no segundo período. As lesões de Gvardiol e Dias arruinaram o City nas últimas semanas, mas, sem dúvida, melhoraram o seu talento individual ao ganhar mais minutos.
Anúncio
Nathan Aké – 5
Parecia hesitante na defesa e talvez tenha sido por isso que Guardiola o substituiu no intervalo.
Rayan Ait-Nouri – 6,5
Drew cometeu faltas pela esquerda e voltou a jogar bem. Não há dúvida de que ele é atualmente o melhor lateral-esquerdo do clube, com concorrência acirrada de O'Reilly, é claro. As lesões parecem ter ficado para trás e o City pode finalmente colher os frutos de sua influência novamente.
Nico González – 6
Foi forte no meio-campo antes de sair aos 83 minutos. Um talento em ascensão que esteve instável contra o Spurs no fim de semana, mas minutos regulares só o ajudarão a voltar ao auge.
Nico O'Reilly – 6
Funcionou excelentemente no lado esquerdo com Ait-Nouri e foi inatacável em peças grandes. Sua capacidade de desviar melhorou enormemente, e você não ficaria surpreso se um dia ele voltasse ao meio-campo.
Anúncio
Tijjani Reijnders – 7,5
Este foi sem dúvida o seu melhor desempenho com a camisa do City até agora. Foi uma reminiscência de sua estreia contra o Wolves no início da temporada e aqui ele estava ameaçando de todos os lados. Sua capacidade de atingir o gol, mas manter uma visão que faz a diferença, é excelente; ele mostrou toda a força aqui.
Antoine Semenyo – 7
Houve muitas ocasiões em que sua imprensa foi impecável, principalmente no início, quando Lewis Hall perdeu a bola devido à urgência do atacante do City. Teve um papel importante nos gols e mostrou porque vale £ 65 milhões.
Phil Foden – 5,5
Começou bem e pressionou de forma brilhante nos estágios iniciais para prender Woltemade em algumas ocasiões. Ele tem um talento único em espaços apertados e deve usá-lo mais no futuro. Ainda houve momentos em que ele foi um desperdício e isso precisa melhorar.
Anúncio
Omar Marmush – 8,5
Que maneira de substituir Haaland mais uma vez. Uma conversão contra o Wolves no mês passado para marcar seu primeiro gol na Premier League da temporada antes de brilhar aqui. Ele adora jogar contra o Newcastle e dois gols no primeiro tempo ajudaram a dar estabilidade ao jogo e, como resultado, a entrada na final da copa!
Suplentes
Erling Haaland – 6
Depois de entrar, ele venceu Botman de forma excelente em uma corrida emocionante para a área, mas não conseguiu converter devido à excelente defesa de Ramsdale. Uma influência positiva no jogo, sem dúvida, e pode-se argumentar que o desempenho de Marmoush alimentou algo dentro do norueguês. Um impacto geral muito melhor do que nas últimas semanas.
Anúncio
Ryan Cherki – 6,5
Ele foi o criador de ambas as chances de Haaland no final do jogo e causou um impacto positivo, injetando energia e espírito em um jogo que de outra forma seria moribundo, com o resultado praticamente confirmado.
Rodrigo – 6
Entrou aos 71 minutos e manteve a estrutura no meio-campo, mostrando muita liderança e disciplina para manter a maior vantagem possível.
Rico Lewis – 5
Chegou com muito pouco tempo para jogar, mas não necessariamente fez nada de errado. Uma boa injeção dada a Gonzalez foi amarela. Sem queixas.
Max Alleyne – 5,5
Entrou no intervalo e acompanhou Elanga logo após o segundo tempo, defendendo forte e mantendo o ritmo apesar do ritmo alucinante do seu homólogo. Desde a passagem pelo time titular até agora, ele está no caminho certo para se tornar uma peça fundamental nesta defesa, mas precisa ganhar mais experiência, seja no City ou em outro lugar.