21/11/2025

Réu nega tentativa de golpe e diz que processo lhe custou emprego

Reprodução / Instagram

Major da reserva disse que perdeu o emprego por conta do processo e negou que participou de uma trama golpista

O major da reserva do Exército Ângelo Martins Denicoli optou por ficar em silêncio durante o interrogatório no Supremo Tribunal Federal (STF). O militar é um dos réus da suposta trama golpista que pretendia manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder. Apesar de não responder as perguntas, ele pediu a palavra e falou sobre os efeitos do processo sobre sua vida, incluindo a perda do emprego.

A defesa de Denicoli informou que ele não responderia às perguntas da Procuradoria-Geral da República (PGR) nem da juíza Luciana Yuki Fugishita, do gabinete do ministro Alexandre de Moraes.

Apesar disso, Denicoli pediu a palavra para se defender. Ele afirmou que deixou o Exército em 2013 e que, desde então, não mantém mais contato com militares. O major disse ser inocente e declarou discordar da acusação.

“Nunca servi com nenhum deles [generais]. Em 2013, migrei para a iniciativa privada e presto consultoria e inteligência de negócios. Não sou estatístico nem matemático. Não tenho qualificação alguma para fazer auditoria de urna. Nunca falei em fraude. Nem assessorei para a elaboração de nenhum documento”, disse.

O major prosseguiu dizendo que não integrou nenhuma organização criminosa e que não compreende porque o ex-ajudante de ordens Mauro Cid encaminhou mensagens para ele sobre uma suposta tentativa de golpe.

“Não sou Forças Especiais. Esse processo trouxe pesadas consequências para a minha família. Perdi meu emprego, e minha esposa e filhos não apagam a imagem de policiais entrando dentro da nossa casa”, disse. “Tudo por conta de uma reportagem irresponsável e por ter encaminhado um contato em janeiro, meses depois. Por que o Cid pediu para mim? Sinceramente, não sei responder. Fui o azarado talvez. Fui o escolhido”, completou.

Denicoli ocupou cargo de direção no Ministério da Saúde durante a gestão do general Eduardo Pazuello, no período da pandemia de covid-19. Além de ter sido denunciado pela PGR, ele também foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no inquérito do golpe, em novembro do ano passado.

Réus do núcleo 4

•             Ailton Gonçalves Moraes Barros – major da reserva do Exército;

•             Ângelo Martins Denicoli – major da reserva do Exército;

•             Carlos Cesar Moretzsohn Rocha – engenheiro e presidente do Instituto Voto Legal;

•             Giancarlo Gomes Rodrigues – subtenente do Exército;

•             Guilherme Marques Almeida – tenente-coronel do Exército;

•             Reginaldo Vieira de Abreu – coronel do Exército; e

•             Marcelo Araújo Bormevet – agente da Polícia Federal.

•            

Segundo a PGR, os integrantes desse núcleo atuaram em frentes estratégicas de desinformação, com o intuito de minar a credibilidade das urnas eletrônicas e do processo eleitoral, além de pressionar as Forças Armadas a se envolverem no plano golpista.

Eles são acusados dos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Tribuna Livre, com informações da defesa do major da reserva do Exército Ângelo Martins

Leia também
image-400-e10b8d3a2e666a59aa3730e5003d6474
Tjdft reconhece iniciativas contra violência de gênero em escolas do df
f1280x720-163066_294741_575
Esse é o pico mais alto do brasil com vista deslumbrante e quase ninguém conhece
logoMPDFT-9
Ministério público do df debate inovação em políticas públicas
logo2-2
Página do pró-saúde apresenta linha do tempo detalhada do programa
f1280x720-162560_294235_5050-1
Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel
logoMPDFT-8
Expediente do mpdft é suspenso por dois dias em novembro
image-400-615b481018ac08de1918bdf0c346a5df
Tjdft empossa 101 novos servidores aprovados em concurso público
f1280x720-162969_294644_5050
Esta cidade no litoral paulista pode desaparecer completamente nos próximos anos
logoMPDFT-7
Prodema obtém decisão favorável para implementação de políticas climáticas no df
f1280x720-162877_294552_5050
Governo lança programa para subsidiar gás de cozinha a famílias de baixa renda
image-400-b76939dcd101636cb685c06fa20af5ab
Dia da justiça celebrado com webinar sobre filosofia clássica no tjdft
f1280x720-162870_294545_5050
Professora relata noite ao relento após ser barrada em terminal rodoviário

Expediente do mpdft é suspenso por dois dias em novembro

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) informa a suspensão do expediente nos dias 20 e 21 de novembro. A medida se deve ao feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira, e ao ponto facultativo decretado para a sexta-feira seguinte, conforme estabelecido na Portaria nº

Leia mais...

Tjdft empossa 101 novos servidores aprovados em concurso público

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizará, na próxima segunda-feira, dia 24 de novembro, a cerimônia de posse de 101 novos servidores. Os nomeados foram aprovados no último concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal do Tribunal, cujo edital foi divulgado

Leia mais...

Pf apreende r$ 1,6 milhão em casa de diretor do banco master

A Polícia Federal deflagrou uma operação que resultou na apreensão de R$ 1,6 milhão em espécie na residência de um diretor do Banco Master. A ação faz parte de um desdobramento de investigações que levaram à prisão de quatro diretores da instituição financeira, além do seu proprietário, Daniel Vorcaro. Os

Leia mais...

Queda da cloudflare expõe fragilidade da infraestrutura online global

Uma falha generalizada nos serviços da Cloudflare, ocorrida na manhã da última terça-feira (18), provocou a interrupção de milhares de plataformas online, reabrindo o debate sobre a vulnerabilidade da internet devido à concentração de sua infraestrutura. A Cloudflare desempenha um papel fundamental na web moderna, atuando tanto na aceleração do

Leia mais...

Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas

O café, outrora visto com desconfiança devido a temores sobre palpitações e aceleração do ritmo cardíaco, pode estar passando por uma reavaliação. Uma nova pesquisa internacional sugere que o consumo regular da bebida está associado a uma diminuição no risco de desenvolvimento de arritmias. Durante anos, o café foi amplamente

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.