O prémio monetário do Manchester City para a época 2024/25 da UEFA Champions League foi revelado à luz da eliminação no play-off pelas mãos do Real Madrid.
O City terminou em 22º lugar na fase do campeonato, com apenas três vitórias em oito jogos – perdendo para jogadores como Paris Saint-Germain, Juventus, Sporting CP e desperdiçando uma vantagem de três gols para acabar empatando com o Feyenoord em casa.
Anúncio
Mas uma vitória sobre o Club Brugge no jogo final da fase da liga praticamente salvou a equipe de Pep Guardiola de ser eliminada no primeiro obstáculo. Mesmo assim, eles enfrentaram o Real Madrid, 15 vezes vencedor, na fase eliminatória do play-off.
Depois de uma derrota por 3-2 na primeira mão no Etihad Stadium, Kylian Mbappe marcou um hat-trick no Bernabeu que abriu a porta aos Citizens e encerrou a sua busca pela segunda edição da competição.
Mas com mais 400 milhões de euros pagos pela UEFA aos clubes de elite da Europa, o Manchester City acabou por arrecadar 76 milhões de euros pela sua saída antecipada. Para referência, o vencedor PSG ganhou 144,4 milhões de euros – de acordo com a ESPN.
O Inter de Milão – finalista derrotado na competição da época passada – ficou compreensivelmente em segundo lugar na lista de ganhos e recebeu 136,6 milhões de euros do fundo de prémios da UEFA, que repartiu 2,47 mil milhões de euros entre as 36 equipas.
Anúncio
O Aston Villa foi o único participante nos quartos-de-final na época passada a receber menos de 100 milhões de euros, recebendo um pagamento da UEFA de 83,7 milhões de euros, o que foi parcialmente explicado pela classificação mais baixa do clube após o regresso à competição após uma ausência de 41 anos.
No total, sete equipas arrecadaram pelo menos 100 milhões de euros em prémios, em comparação com cinco que receberam pagamentos de nove dígitos na época anterior, quando o fundo total foi de 2,08 mil milhões de euros no último ano do formato de fase de grupos de 32 equipas.
No outro extremo da tabela, o Slovan Bratislava garantiu o menor pagamento, 22 milhões de euros, depois de perder cada um dos oito jogos da fase da liga, incluindo uma derrota por 4-0 para o Manchester City no início de outubro de 2024.
O mérito de jogar na UEFA Champions League em comparação com a UEFA Europa League é ainda mais destacado quando se comparam os prémios monetários de ambas as competições.
Anúncio
O vencedor, Tottenham Hotspur, recebeu 41 milhões de euros, enquanto o vice-campeão Manchester United recebeu 36 milhões de euros. A UEFA Conference League, da terceira divisão, forneceu ao Chelsea 21,8 milhões de euros pela conquista do título.
O relatório acrescenta ainda que o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, não recebeu qualquer aumento salarial na época 2024/25, apesar do aumento nos rendimentos de todas as principais equipas europeias.