Rota das Uvas se consolida como destino de enoturismo
Durante o feriado de Carnaval, a Rota das Uvas se consolidou como uma alternativa de enoturismo em Brasília, oferecendo experiências de colheita, degustação e gastronomia. Propriedades rurais no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), Lago Norte, Paranoá e Sobradinho receberam visitantes que buscaram uma opção de lazer tranquila em vez da folia.
Depois de visitar vinícolas em diferentes países, como a França e o Chile, a dermatologista Regina Buffman viveu uma experiência inédita neste Carnaval: conheceu uma vinícola perto de casa, no Distrito Federal. Moradora da Asa Sul, ela aproveitou o feriado para trocar a folia por um passeio tranquilo. “Eu gosto de um Carnaval mais sossegado. Já visitei outras vinícolas fora do Brasil e vi essa oportunidade de conhecer uma tão perto de casa. O contato com a natureza é muito legal e ter uma vinícola perto do centro urbano é algo bem diferente”, diz.
A experiência ocorreu no Vinhedo Lacustre, no Lago Norte, que integra a rota. A programação desta terça-feira (17) começou às 9h e seguiu até o meio-dia. Os visitantes tomaram café da manhã, colheram e fizeram a tradicional “pisa das uvas”, além de terem aproveitado espumante e sangria de vinho à vontade.
Segundo a Secretaria de Turismo (Setur-DF), o enoturismo no Distrito Federal tem crescido nos últimos anos e tem atraído visitantes interessados nas paisagens do Planalto Central. O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, destaca que a proposta da rota é ampliar as opções de lazer na capital, principalmente durante os feriados prolongados. “Além dos nossos atrativos cívicos e urbanos, como os já tradicionais blocos de rua, temos experiências únicas em meio à natureza. Um exemplo é a Rota das Uvas, que reúne propriedades rurais estruturadas para receber visitantes que apreciam um bom vinho, a gastronomia local e o contato direto com o campo. É uma oportunidade de viver o turismo rural do DF com conforto, tranquilidade e autenticidade”, afirma Cristiano Araújo.
Turismo rural
No Vinhedo Lacustre, o vitivinicultor Marcos Ritter explica que abrir a propriedade para visitação é uma forma de fortalecer o circuito rural. “Brasília está mudando nesse sentido. Antigamente, a gente tinha essa máxima de que ninguém ficava em Brasília no Carnaval. Hoje em dia, as pessoas ficam e curtem tudo que a cidade tem a oferecer. Nós fazemos esse evento desde 2023 e sempre esgotamos todas as vagas”, diz o vitivinicultor.
O analista de sistemas Alejandro Angel, natural de Buenos Aires (Argentina) e morador do Jardim Botânico há 20 anos, também aproveitou o feriado para conhecer a vinícola. Ele conta que já visitou regiões tradicionais do vinho na Argentina, como Mendoza e San Juan. “As vinícolas que conheço lá são bem maiores, mas as experiências são as mesmas. O momento que a gente vive aqui é parecido com o que acontece lá, e isso é muito legal. Eu já conhecia outra vinícola no DF, mais distante, mas fiquei surpreso quando me convidaram para vir aqui. Não conhecia esta. Pela proximidade com a cidade, fica muito mais prático e fácil chegar. Gostei muito”, pontua.
Outras vinícolas
Além do Vinhedo Lacustre, a rota reúne outras experiências. Uma delas é a Vinícola Brasília, projeto criado por dez famílias produtoras do PAD-DF, que aposta nos vinhos finos de colheita de inverno. O espaço oferece wine bar, loja, visitas guiadas e eventos.
Outra parada é a Casa Vitor, que une vinho e gastronomia na zona rural do Paranoá. A proposta é oferecer experiências enogastronômicas ao ar livre, com pratos preparados na hora e harmonizados com vinhos brasileiros de inverno.
Já a Villa Triacca Eco Pousada, também na região do PAD-DF, combina vitivinicultura, restaurante e hospedagem. A propriedade oferece tours pelos vinhedos, degustações, piqueniques, além do Vino Bar & Bruschetteria e do Vino Spa.
A rota inclui ainda a Fazenda Califórnia DF, na região da Fercal, em Sobradinho. O vinhedo, um dos mais antigos de Brasília, tem aproximadamente sete hectares de plantação com uvas como niágara rosada, syrah, tempranillo e barbera. Desde 1995, a propriedade também mantém outras produções, como queijo coalho, geleias e carne de carneiro.
Vinícolas da Rota das Uvas
- Vinícola Brasília;
- Casa Vitor;
- Villa Triacca Eco Pousada;
- Vinhedo Lacustre;
- Oma Sena;
- Vinhedo Irmãs Alvim;
- Marchese Vinhos e Vinhedos;
- Fazenda Califórnia DF.