18/11/2025

RS: Pimenta diz que governo busca “alternativa” para manter empregos

Ministro Paulo Pimenta

Ministro Paulo Pimenta disse que governo federal se preocupa com a saúde financeira das empresas e a manutenção dos empregos no RS

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, disse neste domingo (2/6) que o governo Lula (PT) busca uma “alternativa” para manter o nível de emprego no estado.

“Vamos também acelerar nesta semana o debate sobre a manutenção dos postos de trabalho”, disse ele em coletiva de imprensa em Muçum (RS).

O ministro frisou que tem conversado com o titular da pasta do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e afirmou que o governo já fechou alguns acordos com empresas e setores para criar mecanismos que garantam a manutenção dos empregos e para que as empresas tenham apoio do governo federal.

“Muitas empresas não conseguiram trabalhar, não abriram durante todo o mês de maio. Empresas que ainda estão sem água, sem luz, sem nenhuma capacidade de trabalho e têm que pagar a folha [de salários dos empregados]. Têm que pagar as despesas mensais e nós temos que construir uma alternativa para a manutenção da saúde financeira das empresas e, principalmente, para a manutenção dos postos de trabalho”, continuou ele.

Neste domingo, Pimenta visita municípios atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari e se reúne com prefeitos. Além de Muçum, ele passa por Arroio do Meio e Lajeado. A comitiva é composta também pelo secretário-executivo Maneco Hassen e pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. Já na segunda (3/6), ele fará uma inspeção no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que segue fechado.

Na última quarta-feira (29/5), Luiz Marinho estimou que as chuvas no estado deverão impactar nos dados de empregos formais no país no mês de junho.

“Vamos desejar que a economia continue crescendo. Evidente que nós temos o fenômeno catástrofe no Sul, que deve impactar nos números de junho, provavelmente”, disse ele em coletiva para apresentação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de abril.

“Vai ter impacto seguramente no emprego do estado, o que impactará seguramente no número geral no país”, salientou.

Dados das enchentes

O número de mortos após as enchentes subiu de 171 para 172. Seguem desaparecidas 42 pessoas, além de 806 feridos. Os dados foram atualizados em boletim da Defesa Civil do estado divulgado na manhã deste domingo.

A quantidade de municípios afetados segue em 475 (do total de 497 cidades). Há ainda mais de 37 mil pessoas em abrigos e 580 mil desalojadas.

No total, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado há mais de um mês, desde o fim de abril.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT-7
Prodema obtém decisão favorável para implementação de políticas climáticas no df
f1280x720-162877_294552_5050
Governo lança programa para subsidiar gás de cozinha a famílias de baixa renda
image-400-b76939dcd101636cb685c06fa20af5ab
Dia da justiça celebrado com webinar sobre filosofia clássica no tjdft
f1280x720-162870_294545_5050
Professora relata noite ao relento após ser barrada em terminal rodoviário
f1280x720-162790_294465_5050
Trecho de quadra desaba e mata adolescente em área recém-inaugurada
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
f1280x720-162787_294462_5050
Lurian lula da silva internada no rio após queixas de dores torácicas
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula
Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula
f1280x720-162761_294436_5050
Radar avançado e velocidade supersônica: caça gripen chega para a força aérea
f1280x720-162768_294443_5050
Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml
Caso que pode "derrubar" Lula chega nas mãos de André Mendonça
Caso que pode "derrubar" Lula chega nas mãos de André Mendonça

Aviação busca em lixo solução para combustível sustentável

A crescente demanda por viagens aéreas, que pode quase dobrar até 2040, impõe desafios significativos para a redução das emissões de carbono, já que a aviação é responsável por 2,5% das emissões globais. A busca por alternativas ao querosene tradicional tornou-se uma prioridade urgente para o setor. O combustível de

Leia mais...

Exxon mobil mira exploração de petróleo na foz do amazonas

A Exxon Mobil demonstra forte interesse na exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, aguardando o desenvolvimento da infraestrutura necessária pela Petrobras e a subsequente licitação de áreas. A informação foi divulgada por um alto executivo da SBM Offshore, empresa que atua como parceira de grandes companhias petrolíferas.

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações acontecem em cidades como Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia, Goiânia e Aparecida de Goiânia, com trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do

Leia mais...

Parceria garante atendimento educacional a custodiados do DF

Serviço inédito no país vai acompanhar pessoas em cumprimento de pena no sistema prisional nas escolas da Secretaria de Educação do DF A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF) firmaram uma parceria inédita para ampliar o acesso à educação de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.