Rússia anuncia tomada de doze vilarejos no leste da Ucrânia em fevereiro

Rússia anuncia tomada de doze vilarejos no leste da Ucrânia em fevereiro
Rússia anuncia tomada de doze vilarejos no leste da Ucrânia – Reprodução

O chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov, afirmou durante uma visita a suas tropas na Ucrânia que as forças do Kremlin tomaram o controle de doze pequenas localidades no leste do país em fevereiro, informou o Ministério da Defesa neste domingo(15).

A visita de Gerasimov ocorre poucos dias antes das negociações entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos em Genebra, com o objetivo de pôr fim à guerra e às vésperas do quarto aniversário da ofensiva de Moscou em território ucraniano.

“Em duas semanas de fevereiro, apesar das duras condições climáticas de inverno, as forças combinadas e as unidades militares da força-tarefa conjunta libertaram doze vilarejos”, declarou Gerasimov.

Seu avanço acelerou no final de 2025, mas a Rússia ainda não alcançou o objetivo de controlar Donetsk. Moscou exige que Kiev se retire da região antes de qualquer acordo para encerrar o conflito, condições inaceitáveis para a Ucrânia.

Gerasimov indicou que as tropas de seu país seguem em direção a Sloviansk, cidade industrial brevemente ocupada por separatistas pró-Rússia em 2014 e frequentemente atacada por Moscou. Os soldados estão a cerca de quinze quilômetros de distância.

Moscou reivindica as regiões de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress