29/11/2025

Rússia apoia cessar-fogo de 30 dias proposto por Trump

Reprodução

Moscou aceita proposta de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, mas exige condições. Proposta prevê sanções caso acordo seja violado

O Kremlin, por meio do porta-voz Dmitry Peskov, afirmou nesta sexta-feira (9/5) que “apoia a decisão” de trégua, mas que o cessar-fogo deve levar em consideração certas “nuances”, como a necessidade de mecanismos eficazes de monitoramento e garantia de que o acordo será respeitado por todas as partes. Moscou voltou a acusar a Ucrânia de já ter violado acordos anteriores.

Protagonizando o papel de intermediador entre os lados, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs um cessar-fogo de 30 dias entre Rússia e Ucrânia. A iniciativa, cujo objetivo é conter a escalada do conflito, foi imediatamente apoiada pela Ucrânia. A Rússia, após longo período, demonstrou apoio, embora condicionado a determinadas exigências operacionais.

“Este tema foi apresentado há muito tempo pelo lado ucraniano. E, assim que foi apresentado pelo governo americano de Donald Trump, foi apoiado pelo presidente Vladimir Putin, com a ressalva de que é muito difícil discutir isso em detalhes se não forem encontradas respostas para um grande número de nuances em torno da noção de cessar-fogo”, declarou Peskov.

No início da semana, o presidente russo Vladimir Putin havia expressado o desejo de um cessar-fogo de 72 horas na Ucrânia em comemoração ao 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Já o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, rejeitou veementemente a proposta, rebatendo que só aceitaria a trégua, com um prazo de 30 dias.

Impasses travam acordo de paz

•             Após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciar um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa com a Ucrânia, Zelensky “debochou” de Putin e afirmou que a trégua temporária era uma forma de “brincar com vidas humanas”.

•             O líder ucraniano declarou, no domingo de Páscoa, que o exército russo violou o cessar-fogo de Vladimir Putin mais de 2 mil vezes.

•             A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova declarou que “as forças ucranianas nem sequer pensaram em cessar-fogo na Páscoa, tendo violado o cessar-fogo cerca de 5.000 vezes”.

•             Recentemente, Ucrânia e EUA assinaram acordo estratégico de minerais, fazendo com que Trump retorne a um posto de intermediador ainda mais ativo em prol do lado ucraniano.Donald Trump e boa parte dos líderes de potências europeias alertam que sanções adicionais podem aplicadas contra o país que descumprir a trégua. Segundo ele, a paz imediata é “vital para a estabilidade global” e o cessar-fogo seria uma oportunidade de desescalar o conflito sem imposições territoriais.

Um dos grandes impasses que impedem um acordo entre os países, é a divisão de territórios entre as potências. Putin pede que a Ucrânia devolva os territórios conquistados durante a guerra que já perdura há três anos no leste europeu, enquanto Zelensky segue firme em sua visão de não ceder terras à Rússia: “Sem recompensas para Putin”, afirma.

Tribuna Livre, com informações do porta voz do governo da Rússia.

Leia também
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Planepoints-1200x675-1
Novo app para iphone promete revolucionar o planejamento de viagens aéreas
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia
moto-eletrica
Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias

Cefet: ataque a tiros deixa duas servidoras mortas

Um trágico ataque a tiros em uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) resultou na morte de duas funcionárias da instituição. O autor dos disparos, também servidor do Cefet, é apontado como o responsável pelo ataque. As vítimas eram funcionárias da instituição. As informações preliminares indicam que o

Leia mais...

Último dia para doar roupas para egressos do sistema prisional

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Distrito Federal (GMF/DF), encerra nesta sexta-feira, 28 de novembro, a campanha de arrecadação de roupas e sapatos destinada a egressos do sistema prisional. A iniciativa

Leia mais...

Governo alivia bolso do consumidor com redução na conta de luz

Contas de luz terão um custo menor para os consumidores em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a mudança na bandeira tarifária, que passa da vermelha para a amarela. A alteração representa um alívio no orçamento das famílias, especialmente em um período de maior consumo de energia

Leia mais...

Vídeo: Polícia resgata 13 animais silvestres em cativeiro no Park Way

Durante a Operação Lex Animalia, policiais encontraram 12 jabutis e um cágado em condições irregulares em uma mansão do Park Way. Os animais foram apreendidos e encaminhados para cuidados veterinários A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Lex Animalia, nesta quarta-feira (26/11), para o enfrentamento do tráfico

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.