09/01/2026

Sabino desafia cúpula do União para continuar no governo Lula

Ministro do Turismo, Celso Sabino, reavalia pedido de demissão e tenta apoio de aliados diante de ameaça de expulsão da sigla que pode ocorrer na quarta-feira (8/10)

O ministro do Turismo, Celso Sabino, tem enfrentado a cúpula do União Brasil para tentar permanecer no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo após ter sinalizado, em 26 de setembro, que deixaria o cargo, Sabino segue no comando da pasta e mantém uma agenda ativa com o chefe do Executivo.

Na última semana, o ministro, que é deputado federal eleito pelo Pará, acompanhou Lula em compromissos no estado voltados à 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (COP 30).

Em discurso ao lado do presidente, Sabino reforçou sua ligação com o estado e o apoio ao governo. “Nada, nenhum partido político, cargo ou ambição pessoal vai me afastar desse povo que eu amo e do estado do Pará”, afirmou. “Conte comigo para lhe apoiar e para segurar na sua mão, pois reconheço o seu trabalho e tudo que fez pelo Brasil”, acrescentou.

Desde que formalizou uma federação com o Partido Progressista (PP), no mês passado, o União Brasil decidiu desembarcar de vez do governo e entregar os cargos ocupados por seus filiados. Sabino é, hoje, o único representante da legenda no primeiro escalão.

No dia 18 de setembro, a Executiva Nacional do União chegou a dar o prazo de 24 horas para que os filiados com cargos no governo deixassem as funções, sob pena de infidelidade partidária, conforme resolução assinada pelo presidente da sigla, Antônio Rueda. Uma semana depois, Sabino chegou a anunciar que deixaria o ministério, mas a demissão ainda não foi concretizada.

Diante da resistência, o governador de Goiás e um dos principais caciques do partido, Ronaldo Caiado, afirmou no último domingo (5/10) que a Executiva Nacional da legenda vai se reunir na próxima quarta-feira (8/10) “para decidir a expulsão do deputado Celso Sabino por reiterada infidelidade partidária”.

Caiado é pré-candidato do União Brasil à Presidência da República em 2026 e defende o rompimento total com o governo petista.

O relator do processo disciplinar contra Sabino, deputado Fábio Schiochet (União-SC), deve apresentar parecer na reunião, mas aguarda a defesa prévia do ministro, que deve ser entregue até esta segunda-feira (6/10).

Apesar das pressões, há uma ala do União Brasil na Câmara que defende a permanência de Sabino no governo. Parlamentares próximos a ele avaliam que o ministro tem feito um bom trabalho à frente do Turismo e que deve colher os resultados da COP 30 em seu estado.

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasil

Leia também
Comissão da Câmara vota PEC da Segurança Pública nesta terça
Comissão da Câmara vota PEC da Segurança Pública nesta terça
COM APOIO DE PÁBIO MOSSORÓ E DR
COM APOIO DE PÁBIO MOSSORÓ E DR. CÉLIO SILVEIRA, PREFEITO MARCUS VINICIUS CONQUISTA PASSARELAS PARA VALPARAÍSO DE GOIÁS JUNTO AO DNIT
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico
Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico
Espaços PROMulher impulsionam autonomia e cuidado para mulheres do DF
Espaços PROMulher impulsionam autonomia e cuidado para mulheres do DF
SEI GDF completa 10 anos
Pesquisa da UFG traz dados preocupantes sobre a 1ª infância em Goiânia
Pesquisa da UFG traz dados preocupantes sobre a 1ª infância em Goiânia
Deputado vai ao Ministério Público Federal contra a Enel por manipulação de dados
Deputado vai ao Ministério Público Federal contra a Enel por manipulação de dados
Novo diz que Van Hattem sofre perseguição após motim na Câmara
Vice-líder do PL apela às Forças Armadas e cita 1964 após tornozeleira em Bolsonaro
Vice-líder do PL apela às Forças Armadas e cita 1964 após tornozeleira em Bolsonaro
Sistema prisional do DF recebe 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
Sistema prisional do DF recebe 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
MUN
Pai pula no mar para salvar filha de 4 anos que caiu de cruzeiro da Disney 

Silêncio e ruído sobre o caso Master no Supremo.

Ministros admitem, em privado, que os episódios ‘incomodaram’ e expuseram a Corte a um desgaste considerado desnecessário. O caso do Banco Master virou, no Supremo, assunto de corredor. Desde dezembro, ministros evitam comentários públicos sobre as controvérsias que envolveram Alexandre de Moraes e Dias Toffoli na condução de episódios ligados

Leia mais...

Relações impróprias de magistrados

O caso Master coloca na mesa questões cruciais como as relações de ministros do STF e escritórios de advocacia de parentes Chama a atenção uma frase curta numa das notas em que o ministro Alexandre de Moraes nega ter mantido conversas sobre o caso Master com o presidente do BC,

Leia mais...

Master pode subir tensão entre o STF e o Congresso

Aliados de Bolsonaro e integrantes do Centrão se preparam para usar supostos envolvimentos dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli para tentar colocar o Supremo na defensiva e fazer evoluir matérias que afetem funcionamento da Corte A ligação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ao caso envolvendo o

Leia mais...

Transparência Internacional critica Planalto por falta de informação e acesso a dados do PAC: ‘risco de fraude e corrupção’

Organização aponta, entre outras lacunas, a não integração com outros sistemas para consulta de licenças e estudos A ONG Transparência Internacional-Brasil criticou, por meio de nota técnica, a baixa disponibilização de informações sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. De acordo com a organização,

Leia mais...

Projeto propõe retorno voluntário de militares da reserva à ativa

Proposta visa suprir a carência de efetivos e combater a criminalidade. O projeto de lei 139/2025, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe uma alteração na Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, visando permitir o retorno voluntário de militares da reserva ao serviço

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.