A equipe não conquistou vitória alguma fora de casa durante o campeonato, levando o São Paulo a alcançar a sua pior campanha como visitante na história do Brasileirão.
O São Paulo continua sua sequência sem vitórias em jogos fora de casa no Campeonato Brasileiro. No confronto deste domingo (29/10) contra o Athletico-PR, a equipe do técnico Dorival Junior empatou em 1 a 1 na Ligga Arena, em Curitiba. Os gols foram marcados por Pablo e Pablo Maia, consolidando o pior desempenho como visitante na história do campeonato nacional. São oito derrotas e sete empates nos 15 jogos disputados até o momento.
Antes da campanha de 2023, o maior período sem vitórias do São Paulo havia sido registrado entre 1978 e 1981. Naquela ocasião, foram 14 jogos fora de casa, com 10 empates e quatro derrotas.
Após a vexatória derrota no clássico para o Palmeiras, o São Paulo não conseguiu se recuperar plenamente, mas conquistou um ponto importante, somando agora 39 pontos, no intuito de se afastar da zona de rebaixamento do Brasileirão. O Athletico, por sua vez, chegou a 49 pontos e continua na disputa por uma vaga na próxima edição da Libertadores.
A derrota no clássico levou Dorival Junior a fazer mudanças significativas, alterando oito peças para enfrentar o Athletico. Entretanto, essas mudanças não impediram uma falha de marcação logo aos sete minutos, que concedeu um gol ao adversário. Pablo, após um cruzamento de Vitor Bueno, ficou livre para marcar de cabeça, resultado de uma desatenção de Diego Costa, um dos três jogadores mantidos na equipe pelo treinador.
No entanto, o gol sofrido se transformou em esperança para o São Paulo. Três minutos após o gol do time paranaense, Pablo Maia, que estava suspenso no clássico, surpreendeu a marcação do Athletico ao marcar de cabeça após um escanteio cobrado por Wellington Rato.
Este empate imediato impactou positivamente o São Paulo, que passou a encontrar espaços para jogadas, especialmente pelo lado esquerdo. Enquanto isso, o Athletico teve em Canobbio seu principal destaque, causando dificuldades para os defensores Nathan e Diego Costa. Apesar das oportunidades, o placar permaneceu inalterado até o intervalo, graças às intervenções dos goleiros Bento e Rafael.
No segundo tempo, o São Paulo adotou uma postura mais cautelosa, reduzindo os riscos, enquanto o Athletico aproveitou as oportunidades, mostrando-se muito superior à equipe de Dorival Junior. Entretanto, não conseguiu superar o bloqueio defensivo do São Paulo.
Tribuna Livre, com informações da CBF