Com consultas, exames e serviços gratuitos, programa do governo amplia assistência médica no DF e segue para novas regiões administrativas
O programa Saúde Mais Perto do Cidadão: A Tenda +, do Governo do Distrito Federal (GDF), registrou 27.729 atendimentos médicos gratuitos entre 20 e 29 de novembro, no Riacho Fundo. Ao longo do período em que esteve instalada na cidade, a iniciativa contabilizou 300 procedimentos diários, totalizando 3.260 consultas, 5.670 exames oftalmológicos, 286 exames Papanicolau, 608 ultrassonografias e 13.219 procedimentos de laboratório.
Na oportunidade, os moradores da região administrativa tiveram acesso a uma gama de atendimentos médicos e serviços públicos gratuitos em saúde, incluindo consultas de rotina em ginecologia, ortopedia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia e pediatria, além de exames oftalmológicos e laboratoriais, ultrassonografia, raios-X, tomografia e outros.
A iniciativa do GDF conta com emenda parlamentar do deputado federal Alberto Fraga e é executada em parceria com o Hospital São Mateus. Pela primeira vez, os atendimentos ocorreram simultaneamente com a primeira equipe do programa itinerante, que tem fomento do deputado federal Gilvan Máximo e já atendeu mais de 117 mil pessoas.
Nos próximos meses, o programa A Tenda + será levado a outras quatro regiões administrativas: Sol Nascente, Estrutural, Ceilândia e Santa Maria. Cada localidade receberá a estrutura por dez dias, com agendamentos feitos pela internet.
Saúde ampliada
O GDF oferece duas estruturas itinerantes de assistência médica gratuita à população. Lançado em agosto, o Saúde Mais Perto do Cidadão ganhou duas vertentes, o Minha Saúde e o A Tenda +, que ampliam o atendimento em cinco cidades. Mesmo com dinâmicas de inscrição diferentes, ambas possuem o mesmo objetivo: levar cuidado médico gratuito e de qualidade às regiões mais carentes do DF.
A diferença do A Tenda + se dá pela forma de inscrição, que é feita via agendamento online, além do número de dias que a estrutura ficará em cada cidade. O Minha Saúde normalmente funciona apenas nos finais de semana.
Para acessar os serviços em saúde do Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde, basta apresentar documentos para o cadastro no sistema, como Carteira de Identidade, CPF e cartão do SUS. Também é preciso informar um número de telefone para contato. Já no Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda +, é necessário fazer a marcação pela internet.
Cronograma
Confira, abaixo, as datas e locais que cada projeto do Saúde Mais Perto do Cidadão ainda vai percorrer
→ Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde
· Itapoã: 11 a 14 deste mês
· Sobradinho II: 8 a 11 de janeiro de 2025
· Planaltina: 22 a 25 de janeiro de 2025
· Estrutural: 5 a 8 de fevereiro de 2025
· Brazlândia: 19 a 22 de fevereiro de 2025
→ Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda +
· Sol Nascente: 11 a 20 de dezembro
· Estrutural: 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2025
· Ceilândia: 19 a 28 de fevereiro de 2025
· Santa Maria: 12 a 21 de março de 2025.
Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal.