O Brasil somou apenas um ponto em três jogos no Mundial Sub-20
A Seleção Brasileira encerrou, neste último sábado (4/10), sua campanha na Copa do Mundo Sub-20, ao ser derrotada pela Espanha por 1 a 0, no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. Com o revés, o time comandado por Ramon Menezes foi eliminado ainda na primeira fase do torneio e, de quebra, fez a pior campanha da história do Brasil na competição.
O Brasil finalizou a Copa do Mundo Sub-20 com apenas um ponto conquistado no Grupo C e terminou na quarta colocação da chave, atrás de Marrocos, México e Espanha. O único ponto somado pelo time verde-amarelo foi no empate em 2 a 2 com o México, na primeira rodada. A equipe ainda foi derrotada por Marrocos, por 2 a 1, na segunda rodada.
A campanha coloca em xeque a geração brasileira. Isso porque, desde que a Copa do Mundo Sub-20 foi criada, em 1977, o Brasil havia chegado ao mata-mata em todas as edições que participou. Foram 19 participações em que o time canarinho avançou à fase decisiva do torneio. Além disso, conquistou cinco títulos (1983, 1985, 1993, 2003 e 2011), sendo o segundo maior campeão.
A última conquista do time verde-amarelo foi há 14 anos, com a geração de Casemiro, Danilo, Coutinho e Oscar. Desde então, a melhor campanha do Brasil na Copa do Mundo Sub-20 foi em 2015, quando terminou com o vice-campeonato. Vale destacar também que, nas edições de 2013, 2017 e 2019, a Seleção Brasileira não se classificou para o Mundial.
“Estamos todos muito tristes e decepcionados. Esta é a minha sexta competição à frente da Seleção, e é a primeira vez que fomos eliminados na primeira fase. É um golpe duro, a gente não esperava isso. O torcedor está chateado. Neste momento, as críticas vão existir, e a gente tem que estar preparado para tudo”, afirmou o técnico da Seleção Brasileira, Ramon Menezes.
Tribuna Livre, com informações da Organização da Copa do Mundo Sub-20