Sem uso ativo das redes sociais por 5 anos, jovem passa em primeiro lugar em Medicina na UFG

Sem uso ativo das redes sociais por 5 anos, jovem passa em primeiro lugar em Medicina na UFG
Sem uso ativo das redes sociais por 5 anos, jovem – Reprodução

A estudante Giovanna Fagundes, de 22 anos, conquistou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) após manter, ao longo dos últimos cinco anos, uma rotina marcada por disciplina e renúncias. Nesse período, ela optou por usar as redes sociais de forma pontual, priorizando os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Não era ativa de feed, não produzia conteúdo nem comentava. Às vezes entrava em momentos de ócio, sem grande envolvimento. Ser ativa nas redes demanda tempo, e naquele momento meu tempo estava reservado para os estudos”, relatou ao Mais Goiás nesta sexta-feira (30). A estudante chegou a fazer uma promessa de que a primeira foto publicada em seu perfil seria após a aprovação. “Foi incrível compartilhar algo tão importante para mim e mostrar um esforço que, muitas vezes, era invisível”, explicou.

Nascida e criada em Goiânia, ela conta que estudava em uma escola particular sem foco em vestibulares. No segundo ano do ensino médio, os pais decidiram “investir mais” em sua formação, o que modificou totalmente sua forma de estudar e fortaleceu o foco no sonho de cursar medicina. Até então, segundo a estudante, faltavam uma base sólida e conhecimento aprofundado sobre vestibulares e o Enem.

“Muitos colegas já vinham de escolas renomadas e estavam muito mais preparados. Foi um choque, mas também a certeza de que eu precisaria batalhar muito”, conta. Depois disso, vieram anos de cursinho, marcados por dificuldades, frustrações e aprendizados. A estudante destaca que não basta estudar, é preciso “saber estudar” de forma eficiente.

Ao todo, Giovanna fez o Enem cinco vezes. As maiores dificuldades estavam nas disciplinas de exatas, como física, matemática e química, que com o tempo se transformaram em seus pontos fortes. “Depois que você entende, acabou. Eu comecei sendo péssima em exatas e depois elas viraram minhas matérias preferidas”, afirma.

Rotina de estudos

Giovanna conta que tinha uma rotina puxada. Acordava por volta das 5h da manhã para enfrentar o deslocamento até o cursinho, assistia às aulas a partir das 7h, fazia anotações detalhadas e seguia para uma longa jornada de estudos à tarde, organizada com apoio da coordenação pedagógica. O dia de estudos costumava terminar entre 20h e 20h30, chegando a se estender até 22h conforme a data do Enem se aproximava.

O esforço exigiu renúncias. Vida amorosa, festas, encontros com amigos e até eventos familiares ficaram em segundo plano, especialmente durante a semana. “Eu tinha aula de segunda a sábado, simulados longos e estava sempre muito cansada. O domingo era dividido entre estudar um pouco e tentar descansar”, relembra.

Giovanna explica que, apesar da dedicação intensa, era importante reconhecer os sinais de cansaço que o corpo apresentava. “Às vezes, quando se está muito cansado, uma conta simples se transforma em uma equação impossível, mas tudo é fruto do cansaço.” Ela explica que o descanso é essencial e que ajuda na resolução de exercícios e absorção do conteúdo.

A escolha pela medicina surgiu ainda na infância e foi se fortalecendo ao longo dos anos. “Sempre achei a medicina linda, gostava de ir a hospitais quando criança. Quando comecei a assistir à série Grey’s Anatomy, foi definitivo. Eu tenho uma visão até um pouco utópica da profissão”, brinca.

A aprovação em primeiro lugar foi celebrada com emoção por toda a família. Segundo ela, os pais sempre demonstraram orgulho pelo esforço, independentemente do resultado. “Mas estar em primeiro lugar em Medicina na UFG traz uma alegria e um orgulho imensos, não só para mim, mas para toda a minha família”, afirma.

Giovanna diz não ter pressa em escolher uma especialidade. “Quero experimentar inteiramente todas as áreas e encontrar a ideal para mim.”

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF

O presidente Donald Trump disse na quinta-feira (29) que acreditava que o

plugins premium WordPress