Embora o uso do VAR tenha se mostrado consistentemente controverso, foi a falta dele que ganhou as manchetes quando o Aston Villa assumiu a liderança na quarta rodada da FA Cup contra o Newcastle.
Tammy Abraham abriu o placar com seu primeiro gol desde que retornou ao Villa em janeiro, com seu momento feliz sob o microscópio, já que os replays mostraram que o atacante estava impedido, sem nenhuma maneira de anular seu chute à queima-roupa.
O atacante do Villa acertou o fundo da rede depois de surpreender o Newcastle, aproveitando cobrança de falta de Douglas Luiz para finalizar de dentro da área.
Anúncio
Mais tarde, no primeiro tempo, Lucas Digne recebeu cartão amarelo pelo que parecia ser um desarme forte e potencialmente imprudente sobre Jacob Murphy, do Newcastle.
Embora o goleiro do Villa, Marco Bizot, tenha recebido cartão vermelho no final do primeiro tempo, os torcedores do Newcastle ainda estarão absolutamente furiosos com a ausência do VAR.
No entanto, na sequência de uma decisão controversa e demorada no confronto do fim de semana passado na Premier League entre Liverpool e Manchester City, estas duas decisões talvez demonstrem os méritos do VAR, apesar das suas desvantagens.