O prêmio ITA agora incluirá a avaliação do processo de tratamento de solicitações de acesso à informação e será entregue no dia 7 próximo, durante um evento aberto ao público no auditório da CLDF.
No dia 7 próximo, o prêmio do Índice de Transparência (ITA) do Governo do Distrito Federal será entregue no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O evento faz parte da Semana da CGDF de Combate à Corrupção, destacando a transparência como ferramenta essencial na erradicação desse problema. Esta é a primeira edição do novo ITA, que agora avalia também o tratamento de pedidos de acesso à informação, ou seja, a transparência passiva, além da transparência ativa que era avaliada anteriormente.
O evento, aberto ao público e programado para começar às 14h30, contará com a presença de autoridades e representantes de órgãos e entidades. Durante a cerimônia, serão reconhecidas as instituições que atingiram 100% de transparência ativa nos meses de junho e outubro, bem como aquelas que mantiveram 100% de transparência passiva, respondendo integralmente aos pedidos feitos de maio a outubro, sendo 80% dessas respostas dentro dos prazos estipulados pela Lei de Acesso à Informação (LAI).
Daniel Lima, controlador-geral do DF, destaca a evolução do ITA, inicialmente focado na transparência ativa, para agora incluir a avaliação do tratamento dado à transparência passiva quando os órgãos são demandados pelos cidadãos. Ele ressalta o papel da Controladoria em criar mecanismos que auxiliem os órgãos na conformidade com as práticas transparentes, reforçando o compromisso da CGDF em promover um governo ético e acessível à população.
Além do prêmio ITA, a Semana da CGDF de Combate à Corrupção incluirá atividades como o lançamento de um pocket curso online sobre questões disciplinares, um encontro da Rede de Controle da Gestão Pública do DF, a entrega do prêmio Alto Nível para órgãos e entidades que implementaram recomendações de auditorias, e o lançamento de um episódio do Controlcast. A Controladoria também realizará a campanha “Corrupção se combate todo dia”, destacando atitudes individuais e ações governamentais na prevenção da corrupção.
Tribuna Livre, com informações da CGDF