11/11/2025

Seria melhor para o PP romper com o governo, diz Ciro Nogueira

Senador Ciro Nogueira (foto) participou de evento com investidores em São Paulo e fez críticas ao governo Lula (PT) - (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

Presidente do Partido Progressistas afirmou, no entanto, que a sigla deve continuar a dar sustentabilidade política para o governo, que enfrenta um desgaste “irreversível”

O presidente do Partido Progressistas (PP), Ciro Nogueira, disse na última segunda-feira (31/3) que tem sido cobrado por correligionários para romper com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que estaria em um processo de desgaste político “irreversível”. Afirmou, no entanto, que as consequências do afastamento seriam desastrosas para o país. A fala se deu em um evento com investidores promovido no auditório do banco BTG Pactual, em São Paulo.

“Politicamente, para o meu partido, para mim, seria melhor agora romper com o governo, (…) um governo insolvente, sem condições políticas, mas isso seria muito ruim para o país nesses últimos dois anos do governo. Porque se o meu partido hoje muitas vezes me cobra: ‘olha, rompe com o governo’. Se eu romper, vai romper todo mundo”, comentou Ciro Nogueira.

E continuou: “É muito semelhante ao que aconteceu com o governo Dilma (Rousseff). Quando o nosso partido saiu (em 2016), desencadeou todo o processo de impeachment. Só que uma coisa é você tirar Dilma. Eu costumo dizer que quem faz impeachment do presidente não é o Congresso, é a população. A Dilma foi retirada porque tinha 7% (de aprovação), o Lula tem o peso de 30%. Um presidente com 30% não tem como você decretar o impeachment”, avaliou o presidente do PP.

O senador disse, ainda, que o processo de desgaste político e econômico do governo Lula é “irreversível”. “Não se trata só de um desgaste de confiança do atual ministro, que não teve força necessária e o apoio necessário para tomar as medidas. Eu gosto muito do atual ministro, apesar de achar que ele, nos termos econômicos, não é nenhum grande ministro, mas é um homem bem-intencionado, o ministro (Fernando) Haddad”, afirmou.

O PP de Nogueira tem um ministro no governo Lula: André Fufuca, no Ministério do Esporte, que chegou ao cargo na primeira minirreforma ministerial do governo Lula para acomodar o Centrão, ainda em setembro de 2023. Na época, o governo trocou também o titular da pasta de Portos e Aeroportos e colocou Silvio Costa Filho, indicado pelo Republicanos.

Segundo Ciro Nogueira, o partido deve continuar a dar “governabilidade” ao governo para fazer uma “transição” até 2026, quando pretende apoiar uma candidatura de direita para o Planalto. “Eu acho que seria muito traumático para este momento econômico que nós estamos vivendo entrar nesse processo (de impeachment). Eu acredito que o melhor é dar governabilidade ao governo para que ele termine esse atual governo sem criar maiores problemas do que ele já criou para o país.”

Tribuna Livre, com informações da presidência do Partido Progressistas (PP)

Leia também
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
belem-do-para-
Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado

Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acolheu uma comitiva de seis membros da magistratura e do Ministério Público de Moçambique na quinta-feira, 6 de novembro. A visita oficial foi liderada pelo procurador da República, Carlos Vinícius Soares Cabeleira, e acompanhada pela Secretária Judiciária (SEJU), Danielle

Leia mais...

Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo

Santa Catarina implementa medidas para controlar o fluxo migratório interno, gerando debates e reações em diferentes esferas políticas. A iniciativa partiu da prefeitura de Florianópolis, com o prefeito Topázio Neto instituindo um controle migratório na capital. A medida visa monitorar e, potencialmente, restringir a entrada de novos moradores na cidade.

Leia mais...

Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30

Belém e Paris estreitaram laços com a assinatura de um acordo de cooperação técnica, visando o intercâmbio de projetos focados em sustentabilidade e urbanismo. O ato formal ocorreu na sede da prefeitura de Belém, durante os preparativos para a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP30, que será sediada

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.