O estudo compara dados de agosto de 2022 com o mesmo mês deste ano e envolve 16 redes de restaurantes associadas ao Instituto Foodservice Brasil.
Em agosto de 2023, o setor de alimentação fora do lar para os operadores de redes associados ao Instituto Foodservice Brasil (IFB) registrou um crescimento nominal de 9,4% e um aumento real de 3,6% nas vendas, descontando a inflação, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados fazem parte do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), que revela que, ao considerar vendas nas mesmas lojas, houve um incremento de 6,6%. No acumulado do ano, de janeiro a agosto de 2023, o crescimento foi de 11,9%.
O estudo também destaca que o canal de delivery continua a ser uma parte significativa das vendas, representando 20,9% do total. As lojas localizadas em centros comerciais, como shoppings, supermercados, aeroportos e strip malls, registraram um aumento de 8,9% no faturamento em comparação com agosto do ano anterior, enquanto as lojas de rua tiveram um crescimento de 11,1%.
Em relação ao número de transações, houve um aumento de 3,7% em comparação com o mesmo mês de 2022. No acumulado do ano, esse crescimento foi de 4,2%. O ticket médio das redes cresceu 4,7% em um ano, atingindo R$ 40,40 em agosto de 2023, em comparação com R$ 38,60 no mesmo período do ano anterior. Ingrid Devisate, vice-presidente do IFB, observa que esse aumento no ticket médio, que chegou a 20% durante a pandemia, está agora sob controle e, inclusive, abaixo da inflação.
Em termos de número de lojas na comparação anual, houve um aumento de 1,1%, totalizando 6.911 unidades. Em agosto de 2023, foram inaugurados 32 estabelecimentos, sendo 12 em centros comerciais e 20 em lojas de rua, enquanto 8 lojas foram fechadas, com 5 em centros comerciais e 3 em lojas de rua. Os quiosques, que são locais comerciais compactos com um ponto de atendimento e um menu reduzido da marca, tiveram um aumento de 0,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo 3.029 unidades em agosto de 2023 em comparação com 3.011 em agosto de 2022.
Ingrid destaca que, com os dados de agosto, o setor continua em um cenário de estabilidade, com um aumento no ritmo de aberturas de lojas, melhoria no emprego e controle da inflação, o que sugere um crescimento contínuo no consumo fora de casa.
Tribuna Livre, com informações do Instituto Foodservice Brasil (IFB)