Eleitores da capital tocantinense foram às urnas neste domingo (27/10) para escolher quem irá representá-los no cargo de prefeito
Eduardo Siqueira Campos (Podemos) garantiu a maioria dos votos válidos e foi eleito prefeito de Palmas (TO). Assim, ele derrotou Janad Valcari (PL) no 2º turno das Eleições Municipais deste ano. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (27/10), após apuração dos resultados.
José Eduardo de Siqueira Campos, de 65 anos, é natural de Campinas (SP) e foi o primeiro prefeito eleito da capital tocantinense, de 1993 a 1996. Além disso, o político já passou pelos cargos de deputado federal, senador e deputado estadual.
O novo prefeito de Palmas dividirá, pelos próximos quatro anos, o comando da prefeitura com Pastor Carlos Eduardo (Agir), seu vice. A cidade tem mais de 302 mil habitantes, conforme informações do Censo 2022, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Eduardo Siqueira Campos é filiado ao Podemos e concorreu nas eleições deste ano pela coligação Juntos Podemos Agir, que une os partidos Agir, PRTB e Podemos.
Confira a página especial sobre as Eleições de 2024
Eleições 2024
No primeiro turno, eleitores de mais de 5,5 mil municípios foram às urnas para definir quem ocupará, pelos próximos quatro anos, os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Mais de 120 milhões de brasileiros exerceram o direito de voto, o que corresponde a mais de 78% do eleitorado.
Em mais de 50 cidades brasileiras, entretanto, a população precisou regressar às urnas neste domingo (27/10) para o segundo turno da disputa. Segundo informações da Justiça Eleitoral, são 15 capitais na disputa. Vale destacar que a legislação eleitoral prevê essa possibilidade somente para aqueles municípios com mais de 200 mil eleitores.
Tribuna Livre, com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).