06/12/2025

Sobe para 26 o número de mortos pelas chuvas em Minas Gerais

O período de chuvas já contabiliza mais de 3.200 pessoas desalojadas e outras 354 desabrigadas em Minas Gerais - (crédito: Prefeitura de Ipatinga)

Nova morte foi confirmada pela Defesa Civil no município de Serro, na região do Vale do Jequitinhonha

O corpo de uma mulher idosa foi encontrado à beira de um córrego no município de Serro, na região do Vale do Jequitinhonha, na tarde de segunda-feira (13/1). Nesta quarta (15), a Defesa Civil de Minas Gerais confirmou que trata-se da vigésima sexta morte em razão do grande volume de chuvas que atinge o estado desde setembro de 2024.

Conforme registros da Defesa Civil, uma equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informou que localizou o corpo de uma idosa preso a uma cerca às margens de um córrego. O corpo apresentava sinais de afogamento e as investigações apontam que ela tentou atravessar o córrego e foi arrastada pelas águas.

Segundo o órgão, o município foi atingido por fortes chuvas durante a madrugada, o que também causou queda temporária de energia e a obstrução parcial da rodovia MG-010, na altura do quilômetro 233. As chuvas também deixaram 13 pessoas desalojadas e outras três desabrigadas na cidade.

Desde 27 de setembro, que marca o início do período chuvoso, dez pessoas morreram em Ipatinga, três perderam a vida em Ipanema e outras duas morreram em Raul Soares, enquanto os municípios de Uberlândia, Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Nepomuceno, Capinópolis, Alterosa, Carangola, Tombos, Santana do Paraíso, Glaucilândia e Serro tiveram uma vítima cada.

Neste período, 354 pessoas ficaram desabrigadas em razão das chuvas desde o início do período chuvoso no estado. Todas elas precisaram de abrigo público ou habitação temporária em função de danos ou ameaça de danos em seus domicílios.

Já o número de pessoas desalojadas, ou seja, que precisaram sair de seus domicílios e se abrigar em casa de familiares ou amigos, chegou a 3.270. O número mais que dobrou de segunda para terça (14) e segue aumentando.

Entre as cidades mineiras com maior número de desalojados estão: Espinosa, no Norte do estado, com 1.023; Santana do Paraíso, no Vale do Aço, com 528; e Ipatinga, também no Vale do Aço, com 144.

Cidades que registraram problemas nas últimas horas

Em Juramento, no Norte de Minas, uma chuva intensa atingiu o município no período da noite de segunda-feira. Com isso, o Rio Juramento transbordou e causou danos em estradas rurais, em bueiros, provocando enxurradas e inundações de diversos pontos da cidade, inclusive a Prefeitura do município.

Segundo a Defesa Civil, pelo menos 30 famílias ficaram desalojadas na Comunidade de Saracura, na zona rural da cidade. O número de desalojados ainda está em atualização.

Já em Cristália, também no Norte, chuva intensa atingiu a cidade e deixou 17 comunidades ilhadas. O grande volume das chuvas provocou danos em estradas rurais, interdição de vias — incluindo três pontes e sete passagens —, quedas de muros e alagamento de residências. Ao todo, 27 pessoas ficaram desalojadas.

O município de Abaeté, na região Central Mineira, também contabiliza danos. Fortes chuvas atingiram o município durante o dia e causaram o transbordamento do Ribeirão Marmelada. As águas interditaram vias e avenidas, provocando o desabrigamento de quatro pessoas e o desalojamento de outras 15.

Tribuna Livre, com informações da Defesa Civil MG

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas

O consumo de energia por data centers está previsto para um aumento exponencial na próxima década, impulsionado principalmente pela expansão da inteligência artificial. Um relatório recente aponta que a demanda energética dessas instalações deverá atingir 106 gigawatts até 2035, um salto considerável em relação aos 40 gigawatts atuais. A expansão

Leia mais...

Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) registrou a trajetória do juiz Flavio Augusto Martins Leite, titular do 2º Juizado Especial Cível de Brasília, por meio do Programa História Oral. A entrevista, conduzida pelo desembargador Roberval Belinati, 1º vice-presidente do TJDFT, ocorreu no Memorial TJDFT –

Leia mais...

Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Ministra Marina Silva recebe atendimento médico após sofrer uma fratura na coluna. O incidente ocorreu durante suas férias, enquanto realizava atividades domésticas. A ministra sentiu uma dor intensa e repentina na região lombar enquanto movia vasos de plantas em sua residência. Diante do desconforto, ela buscou assistência médica imediata. Após

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.