Stewart vai do futebol universitário ao hat-trick da primeira divisão no 'conto de fadas' de Falkirk

“É um conto de fadas, é incrível.”

O herói dos hat-tricks, Barney Stewart, estava descrevendo a temporada impressionante do Falkirk após a vitória por 4 a 1 sobre o Hibernian, que consolidou sua posição entre os seis primeiros.

Anúncio

É uma citação que poderia descrever adequadamente a rápida ascensão do jovem de 21 anos, ao se tornar o mais recente jogador do Falkirk a sair das ligas inferiores da Escócia e causar um enorme impacto na Premiership escocesa.

No caso dele, a ascensão é do futebol universitário até a primeira divisão de forma rápida e inteligente.

Chamado de volta de um empréstimo bem-sucedido ao Dunfermline, time do campeonato, Stewart converteu habilmente três gols e demonstrou que ele e o clube pertencem mais do que ao topo da tabela.

Alunos passam nos primeiros testes da Premiership

Stewart foi contratado por Falkirk, que estava então no campeonato, em outubro de 2024, da Universidade Heriot-Watt, onde jogava enquanto cursava uma licenciatura em ciências do esporte e do exercício.

Anúncio

Nesta temporada, ele impressionou durante um período de empréstimo de três meses ao Dunfermline de Neil Lennon e foi chamado de volta no início deste mês com grande efeito.

“É uma história fabulosa”, disse o ex-jogador e técnico do Falkirk, Ian McCall, à BBC Escócia.

“É um grande exemplo de empréstimo para jogadores mais jovens de quão importante pode ser. Ele marcou sete em 11 jogos [at Dunfermline] e voltou cheio de confiança.

“Rocky Bushiri é um internacional. Grant Hanley é um internacional. Ele proporcionou-lhes momentos difíceis com poder e força.

“Todos os três gols dele foram gols do atacante. Ele estava dentro e ao redor da pequena área, todos com um toque final.

Anúncio

“É extremamente encorajador e um grande exemplo para os jogadores mais jovens que jogam na liga Lowland ou no futebol universitário de que podem progredir.”

McGlynn 'reinventou todo o clube'

A rápida ascensão de Stewart está longe de ser única, já que, sob o comando de McGlynn, Falkirk continua a bater bem acima de seu peso e continua subindo.

O ex-técnico do Hearts e Raith Rovers adotou uma metodologia e conduziu um núcleo de jogadores das ligas inferiores em uma jornada incrível da League One até os seis primeiros da Escócia, jogando um futebol genuinamente divertido ao longo do caminho.

“Uma coisa é ganhar títulos”, acrescentou McCall. “Ele reinventou todo o clube. É notável.

Anúncio

“Ninguém subestima o trabalho que John McGlynn fez. Há um núcleo de jogadores que estiveram presentes durante toda a jornada.

“Brad Spencer, Dylan Tait, Calvin Miller – todos eles realmente se sentiram em casa na Premiership. Grande crédito para John McGlynn.

“Talvez se ele tivesse um nome estrangeiro, estaria vinculado a empregos muito maiores do que os dele.”

Confiança e comprometimento para atacar são fundamentais para o sucesso

Um elemento de destaque do sucesso do Falkirk nas últimas temporadas tem sido seu estilo de jogo ofensivo e divertido. Exatamente o que lhes permitiu dominar o Hibs durante a maior parte da merecida vitória, após a vitória na Copa da Escócia sobre o líder da Premiership, o Hearts.

Anúncio

O segundo gol foi lindo à medida que avançavam no campo e o executavam de maneira soberba.

“Esse tem sido o nosso DNA nos últimos três anos e meio”, explicou McGlynn.

“Não somos uma equipe que vai ficar parada. Vamos lutar o tempo todo. Recebemos nossas recompensas hoje.

“Vitórias consecutivas contra os times de Edimburgo para um clube como o Falkirk são excelentes.

“Temos muita variação no nosso jogo. Não é apenas para um lado. Jogamos com largura. Podemos jogar em pé, mas podemos ir para trás, pois temos ritmo. Temos muitas ferramentas.”

Anúncio

Stewart apoiou a noção de que a crença é central após o jogo.

“É confiança, mas não arrogância”, disse o atacante.

“Sabemos que temos que ir lá e trabalhar muito. O espírito de equipe e a ética de trabalho naquele vestiário são inacreditáveis.

“Não há absolutamente nenhuma razão para não conseguirmos terminar entre os seis primeiros, mas não quero me precipitar.”

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress