09/12/2025

STF se corrige e permite que Jair Bolsonaro e Ramagem mantenham contato 

Bolsonaro e Ramagem são alvos de uma investigação sobre o uso da Abin para espionagem ilegal - (crédito: Carolina Antunes/PR)

Tribunal se corrigiu e disse que decisão de Alexandre de Moraes não proíbe Ramagem e Bolsonaro de se encontrarem. O ex-diretor da Abin é pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro 

O Supremo Tribunal Federal (STF) se corrigiu nesta terça-feira (16/7) e destacou que a decisão do ministro Alexandre de Moraes não proíbe que o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), possam se encontrar. Os dois são alvos de uma investigação sobre o uso do órgão para espionagem ilegal. 

Inicialmente, a Corte havia informado que a decisão proibia encontros entre eles. No entanto, o STF se corrigiu e explicou que a determinação é válida para os investigados que foram alvo da etapa da semana passada da Operação Última Milha, da Polícia Federal. Os dois não estão entre os investigados daquele dia.

Ramagem é pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro e apoiado por Jair Bolsonaro. Caso não pudessem se encontrar, por medidas judiciais, eles teriam dificuldades na articulação eleitoral. 

Quebra de sigilo 

O ministro Alexandre de Moraes derrubou, na segunda-feira (15/7), o sigilo de um áudio em que Jair Bolsonaro discute com Alexandre Ramagem um plano para blindar na investigação sobre a rachadinha envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP). O ex-presidente também conversou com o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sobre o inquérito que trata de possível rachadinha contra seu filho.

A gravação colhida pela Polícia Federal durante a investigação sobre a “Abin paralela”, que apura uso do órgão para espionagem ilegal durante o governo Bolsonaro. A gravação de 1 hora e 8 minutos teria sido feita pelo próprio Ramagem durante encontro com Bolsonaro. 

Na conversa interceptada, o ex-diretor da Abin propõe abrir procedimentos administrativos contra os auditores fiscais que investigaram Flávio para anular as investigações, e Bolsonaro concorda. A estratégia foi posta em prática, e o processo contra Flávio foi arquivado em 2022. 

Tribuna Livre, com informações do Supremo Tribunal Federal (STF)

Deixe um comentário

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

Natal Sem Violência

Enquanto houver dor, não haverá verdadeira celebração Uma verdadeira atitude de homem é apoiar, sem hesitação, a luta contra a violência doméstica. Ser homem não é impor medo, dominar ou ferir, mas proteger, respeitar e agir com responsabilidade. A masculinidade se constrói na empatia, no diálogo e na rejeição de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.