Apesar de uma campanha afetada por lesões, Raphinha apresentou fortes números ofensivos para o Barcelona nesta temporada, tendo contribuído com 12 gols e 5 assistências em todas as competições.
No futebol nacional, Raphinha tem sido particularmente eficaz. Ele marcou oito gols na La Liga, proporcionando ao Barcelona uma fonte confiável de gols em áreas laterais.
Anúncio
O seu impacto também foi decisivo na Supertaça de Espanha, onde esteve à altura da ocasião no maior palco.
O extremo marcou dois gols na semifinal e seguiu com mais dois gols na final, provando mais uma vez que ele prospera em jogos de alta pressão.
O espinho da Liga dos Campeões
Apesar de todas estas façanhas, há uma anomalia clara na sua temporada até ao momento, já que Raphinha ainda não marcou na UEFA Champions League, o que é um dado surpreendente, dada a sua história recente no torneio.
Isso porque na temporada passada terminou como artilheiro da competição, fazendo com que o seu atual período de seca se destaque ainda mais.
Raphinha ainda não marcou na Liga dos Campeões. (Foto de Eric Alonso/Getty Images)
Anúncio
O internacional brasileiro disputou 20 dos 32 jogos oficiais do Barcelona nesta temporada.
No entanto, na Europa, o seu envolvimento foi limitado a quatro dos sete jogos da Liga dos Campeões, em grande parte devido a uma lesão na coxa que atrapalhou o seu ritmo.
Com isso, Raphinha está há 274 minutos na Liga dos Campeões sem marcar.
Simplificando, o contraste com a temporada passada é marcante, já que na campanha anterior da Liga dos Campeões, Raphinha marcou 13 gols. Ele marcou em nove partidas, com média de um gol a cada 94 minutos.
Agora totalmente recuperado e em ritmo, Raphinha entra na fase decisiva da temporada com assuntos pendentes na Europa.
Se o seu recorde anterior na Liga dos Campeões servir de indicação, o Barcelona sabe que assim que o primeiro golo chegar, muitos outros poderão seguir-se.