23/12/2025

Tarcísio avisa aliados que aceita disputar Planalto em 2026 se Bolsonaro quiser

Foto: Alan Santos/PR

Nesta segunda-feira (17), Tarcísio participou de um evento do PL em Guarulhos, na Grande São Paulo, onde reafirmou que Bolsonaro é o candidato do partido para a próxima eleição

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem dito a aliados desde o fim de semana que aceitará disputar a Presidência em 2026 se esse for o desejo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apesar disso, segundo integrantes do governo e membros do PL que disseram ter ouvido suas declarações, ele ainda prefere tentar a reeleição, avaliando que suas chances de vitória seriam maiores no estado.

Essa preferência se manteria mesmo com a queda acentuada da popularidade do presidente Lula (PT) em uma eventual disputa nacional.

Nesta segunda-feira (17), Tarcísio participou de um evento do PL em Guarulhos, na Grande São Paulo, onde reafirmou que Bolsonaro é o candidato do partido para a próxima eleição.

“Nossa responsabilidade é trabalhar para que, em 2026, a prosperidade e a esperança retornem. E a nossa esperança é a maior liderança da direita, que hoje está no PL e que vai voltar a ser o nosso presidente da República, que é Jair Messias Bolsonaro”, disse.

O discurso ignorou o fato de que o ex-presidente está inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A punição ocorreu por abuso de poder, em razão do uso político do 7 de Setembro e da reunião em que Bolsonaro fez declarações falsas sobre as urnas eletrônicas em reunião com embaixadores em 2022.

Tarcísio já havia declarado publicamente que o candidato da direita em 2026 seria Bolsonaro “ou quem ele indicar”, deixando aberta a possibilidade de seu próprio nome entrar na disputa. No ano passado, o governador também já havia sinalizado a aliados que não negaria um eventual pedido do ex-chefe para que ele concorresse à Presidência.

Após a divulgação da pesquisa Datafolha que apontou queda na aprovação de Lula e uma conversa com Bolsonaro no fim de semana, o governador reforçou essa sinalização e admitiu que aceitaria concorrer, caso fosse convocado pelo ex-presidente.

Um aliado disse que ambos conversaram após a divulgação da pesquisa.

Além disso, Bolsonaro afirmou que ouviu de um dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que haveria poucas chances de ele escapar de uma nova condenação, desta vez criminal, sob acusação de participação em um plano para um golpe de Estado desenhado no fim de seu mandato.

Em Brasília, a expectativa é que a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente seja apresentada ainda nesta semana.

Segundo um integrante do governo paulista, Tarcísio mantém uma moral vinda do Exército, baseada em lealdade e respeito à hierarquia, o que reflete em sua relação com Bolsonaro. Isso o impediria de se posicionar de forma mais incisiva sobre o tema. Mesmo assim, esse aliado avalia que o governador ainda não tem convicção sobre sua candidatura ao Planalto.

Outro secretário afirma que Tarcísio sempre disse a aliados que gostaria de buscar a reeleição.

OBSTÁCULOS PARA TARCÍSIO

Para três parlamentares do PL ouvidos pela Folha, o plano eleitoral de Bolsonaro reduz as possibilidades do governador.

De acordo com um deles, o plano é que o ex-presidente insista em sua pré-candidatura até o registro da chapa, como fez Lula em 2018.

Isso criaria uma complicação para a escolha de Tarcísio, já que ele teria que se afastar do cargo de governador em abril, segundo a lei eleitoral. Assim, teria que aguardar até agosto, prazo máximo para o registro, para assumir a vice nesse acordo, sem o governo e sem a cabeça de chapa.

Nesse cenário, o governador teria pouco tempo para construir uma campanha nacional, caso a Justiça Eleitoral mantenha a inelegibilidade do ex-presidente.

Também é arriscado, diz um dos parlamentares, tirar uma das principais lideranças da direita de uma posição importante como a de governador de São Paulo. Tarcísio correria o risco de derrota para Lula e poderia acabar sem cargo.

Além disso, aliados de Bolsonaro afirmam que sua sucessão deve permanecer “em família”. Quando sua inelegibilidade for confirmada, ele pretenderia apoiar seu filho Eduardo Bolsonaro (deputado federal pelo PL paulista) ou, em segundo plano, sua esposa Michelle Bolsonaro (PL).

Diante desse quadro, integrantes do PL avaliam que as declarações de Tarcísio no evento de Guarulhos não foram apenas um gesto de apoio a Bolsonaro, mas também uma forma de garantir o respaldo do partido para sua reeleição em São Paulo.

O PL quer indicar o próximo vice-governador na chapa de 2026. O cargo atualmente é ocupado por Felício Ramuth (PSD), aliado de Gilberto Kassab (PSD).

Tribuna livre, com informações do FOLHAPRESS

Leia também
Dosimetria pode retirar da cadeia maioria dos presos do 8 de janeiro, diz Associação
Dosimetria pode retirar da cadeia maioria dos presos do 8 de janeiro, diz Associação
Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas canceladas
Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas canceladas
Eduardo Bolsonaro pode ser candidato em 2026, mesmo vivendo nos EUA
Eduardo Bolsonaro pode ser candidato em 2026, mesmo vivendo nos EUA
‘Surra’ na direita pode ser mais difícil do que Lula prometeu, dizem especialistas
Surra’ na direita pode ser mais difícil do que Lula prometeu, dizem especialistas
Pesquisa eleitoral mostra Flávio Bolsonaro ‘encostando’ em Lula no segundo turno
Pesquisa eleitoral mostra Flávio Bolsonaro ‘encostando’ em Lula no segundo turno
PF aponta ex-publicitária do PT como elo internacional em fraudes do INSS
PF aponta ex-publicitária do PT como elo internacional em fraudes do INSS
Diretora do INSS teve ao menos 15 reuniões com número dois da Previdência investigado pela PF
Diretora do INSS teve ao menos 15 reuniões com número dois da Previdência investigado pela PF
Apesar da indicação de novo ministro, Motta não garante apoio a Lula na PB
Apesar da indicação de novo ministro, Motta não garante apoio a Lula na PB.
Deputado protocola projeto que cria Código de Conduta para ministros do STF
Deputado protocola projeto que cria Código de Conduta para ministros do STF
Jaques Wagner provoca crise na cúpula do PT ao articular PL da dosimetria
Jaques Wagner provoca crise na cúpula do PT ao articular PL da dosimetria
Vice-líder do governo alvo da PF; nº 2 da Previdência é preso
Vice-líder do governo alvo da PF; nº 2 da Previdência é preso
Líder do PL diz que vai recorrer contra cassação de Eduardo e Ramagem
Líder do PL diz que vai recorrer contra cassação de Eduardo e Ramagem

Equatorial Goiás: o que abre e fecha no feriado de Natal 

Clientes podem contar com os canais de atendimento digitais que estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana  Devido ao feriado de Natal, as agências e postos de atendimento presenciais da Equatorial Goiás estarão fechados em todo o estado na próxima quarta-feira (24), a partir das 12h,

Leia mais...

Entenda como a Receita Federal cruza dados do Pix

Não é mágica, é inteligência artificial: entenda como os sistemas do Fisco analisam bilhões de transações para encontrar sonegação e erros na declaração A fiscalização do Imposto de Renda pela Receita Federal ganhou um poderoso aliado: o Pix. Por trás da agilidade do sistema de pagamentos instantâneo, existe uma complexa

Leia mais...

Suspeito de invadir casa com comparsa é atropelado na fuga

Dupla estava furtando residência quando foram flagrados pela Polícia Militar. Um dos homens também foi baleado Dois suspeitos foram flagrados, por volta das 13h14 deste domingo (21/12), furtando uma residência na QSC 26, próximo ao lar dos velhinhos da região. Ao perceberem que foram pegos, iniciaram a fuga.  https://www.dailymotion.com/embed/video/x9w61b8?autoplay=1 Durante

Leia mais...

Brasilienses lotam feiras no último domingo antes do Natal

Expectativa dos feirantes é que a forte movimentação registrada neste domingo se mantenha até a véspera do Natal (24/12). A três dias do Natal, este domingo (21/12) foi marcado por intensa correria nas feiras populares do Distrito Federal. Desde cedo, consumidores lotaram a Feira dos Goianos, em Taguatinga, e a

Leia mais...

Cruzeiro tenta a contratação de Gerson, ex-Flamengo

Meio-campista trabalhou com o técnico Tite no clube rubro-negro e na seleção brasileira De volta ao futebol brasileiro após mais de um ano, o técnico Tite quer voltar a trabalhar com um velho conhecido: o volante Gerson, que fez parte do seu plantel no Flamengo, em 2023. Para isso, o

Leia mais...

Palmeiras encaminha venda de argentino ao River Plate

Jogador chegou ao Verdão em 2024 O Palmeiras já se movimenta para mudar o elenco na próxima temporada. O Verdão encaminhou a venda do volante agentino Aníbal Moreno ao River Plate, da Argentina. Segundo informações do “ge”, o River tentou um empréstimo, mas o Verdão só aceitava vender o jogador.

Leia mais...

Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário

Com problemas financeiros, Ponte Preta enfrenta dificuldades financeiras, e atletas realizam paralisação até que valores sejam acertados Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário A Ponte Preta vem se preparando para a temporada de 2026, mas passa por um momento delicado. Com problemas financeiros desde o meio

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.