‘As pessoas estão vendo como o Brasil andou para trás em tão pouco tempo’, afirmou o governador de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (17) que as pessoas estão vendo “como o Brasil andou para trás em tão pouco tempo”. Embora sem se referir diretamente à última pesquisa Datafolha, que do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele criticou o atual governo.
“Hoje as pessoas estão olhando para trás e vendo o seguinte: como a gente era feliz, como a gente está agora, como o Brasil andou para trás em tão pouco tempo. Conseguiram ter as estatais dando prejuízo, conseguiram arrebentar as contas públicas, conseguiram trazer a inflação de volta”, afirmou Tarcísio.
Pesquisa divulgada na sexta-feira (14) mostrou que a aprovação do presidente caiu para 24%, menor índice dos seus três mandatos.
O governador de São Paulo participou de encontro com líderes do PL e aproveitou para defender a candidatura de Jair Bolsonaro para a eleição de 2026, apesar de que o ex-presidente está inelegível até 2030.
“Nossa responsabilidade é trabalhar para que em 2026 a prosperidade e a esperança retornem. E a nossa esperança é a maior liderança da direita, que hoje está no PL e que vai voltar a ser o nosso presidente da República, que é Jair Messias Bolsonaro”, disse.
No entanto, o ex-presidente foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dois processos, por mentiras e ataques ao sistema eleitoral em reunião com embaixadores e pelo uso eleitoral do 7 de setembro de 2022. A PGR também pode apresentar nos próximos dias denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe.
No encontro desta segunda-feira, Tarcísio voltou a agradecer a Bolsonaro pela confiança depositada e relatou sobre o episódio em que o então presidente pediu para que ele disputasse o governo de São Paulo.
Ao relembrar a gestão bolsonarista, o governador destacou que, entre 2019 e 2022, o Brasil avançou economicamente mesmo enfrentando crises como uma seca prolongada e a pandemia da covid-19.
A fala enaltecendo o ex-presidente acontece uma semana depois do encontro entre Lula e o governador de São Paulo, no Palácio do Planalto, fora da agenda dos dois. Na reunião, foram discutidas as obras do PAC no estado.
Tarcísio é cotado para concorrer à Presidência da República em 2026, já que Bolsonaro está inelegível. Mas ele tem sinalizado que prefere disputar a reeleição.
“Eu sou muito fiel àqueles que me elegeram. Eu tive um grande apreço da população de São Paulo que me acolheu, e nós temos projetos muito interessantes para entregar em 28, em 29, em 30. O que me motiva a ficar em São Paulo? A entrega desses projetos”, disse o governador, em entrevista, em dezembro de 2024.
Tribuna Livre, com informações do Governo do Estado de São Paulo