19/11/2025

Tarcísio tem conversa paralela sobre taxação com encarregado dos EUA

Tarcísio vem sendo criticado desde que colocou boné de apoio a Trump. Vídeo foi apagado pelo governador - (crédito: Reprodução/Redes sociais)

Governador de São Paulo encontra-se com o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA para intermediar a suspensão da tarifa de 50% imposta por Trump. Para especialistas, iniciativa é inócua e só serve ao embate político

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), encontrou-se, nesta sexta-feira (11), com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, na tentativa de abrir um canal de negociação para a suspensão da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros, imposta pelo presidente Donald Trump. Desde o dia anterior em Brasília, quando encontrou-se com o ex-presidente Jair Bolsonaro e almoçaram juntos em uma churrascaria, ele vem sendo criticado por não ter criticado enfaticamente o tarifaço e passou a ser pressionado pelos industriais paulistas — que serão duramente afetados.

Em postagem no Instagram pessoal, Tarcísio anunciou o encontro com Escobar e afirmou que, apesar de a iniciativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter anunciado a formação de uma comissão de negociação — que reunirá o empresariado na busca por soluções contra a imposição de Trump —, fará um esforço em paralelo. “Acabo de me reunir com Gabriel Escobar, encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, em Brasília. Conversamos sobre as consequências da tarifa para a indústria e o agro brasileiro e também o reflexo disso para as empresas americanas. Vamos abrir diálogo com as empresas paulistas, lastreado em dados e argumentos consolidados, para buscar soluções efetivas. É preciso negociar. Narrativas não resolverão o problema. A responsabilidade é de quem governa”, observou.

Tarcísio sinalizou que buscará interlocução não apenas com o corpo diplomático dos EUA, mas com empresas norte-americanas instaladas em São Paulo, muitas das quais também podem ser prejudicadas por possíveis contra-medidas comerciais e escassez de insumos. “Negociar com racionalidade, sem embarcar em polarizações ideológicas, pode ser o caminho mais eficaz para preservar o ambiente de negócios e proteger empregos”, disse uma fonte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado.

Por meio de nota, a Embaixada dos EUA em Brasília confirmou a reunião com Tarcísio e disse que diplomatas norte-americanos se reúnem regularmente com governadores brasileiros. “A Embaixada dos EUA promove os interesses das empresas americanas e a cooperação bilateral”, disse o documento.

Escobar foi convocado duas vezes pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na quarta-feira. Primeiramente, para explicar o posicionamento da Embaixada, que chancelou a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro feita por Trump. Em seguida, para esclarecer a “veracidade” da carta do presidente norte-americano anunciando a imposição da tarifa de 50% aos produtos brasileiros. Escobar é a principal autoridade do governo dos EUA no País desde janeiro, quando a então embaixadora Elisabeth Bagley voltou aos EUA. Trump não indicou seu novo representante.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também se pronunciou sobre a reunião de Tarcísio e Escobar. Disse que “quem está colocando ideologia acima dos interesses do país” é o governador de São Paulo, assim como “todos os cúmplices de Bolsonaro que aplaudem o tarifaço de Trump contra o Brasil, que pensam apenas no proveito político que esperam tirar da chantagem do presidente do EUA”.

Para especialistas, a iniciativa de Tarcísio tem mais efeito junto às redes sociais bolsonaristas do que para a suspensão das sanções. Lembram que o Brasil é uma República Federativa, o que impede que as unidades da Federação negociem autonomamente, com outras nações, questões que afetam todo o país. Isso representa que, se o governo norte-americano decidir suspender o tarifaço, será porque houve um entendimento direto entre a Casa Branca e o Palácio do Planalto.

No front legislativo, o líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), acusou Tarcísio e os filhos de Bolsonaro, o deputado licenciado Eduardo (PL-SP) e o senador Flávio (PL-RJ), de cometeram uma “chantagem aberta contra o país” e articularem a fuga do ex-presidente para os EUA. “Querem humilhar as instituições e livrar a cara do Bolsonaro. É isso ou jogam uma bomba no país. Agem como sequestradores de toda uma nação e, agora, aparecem pedindo o resgate!”, disse, acrescentando que o clã quer transformar o presidente norte-americano “numa espécie de novo poder moderador no Brasil”.

“O papel que atribuíam aos militares agora é substituído pelo de Trump. Espero que essa versão de que Bolsonaro viajaria acompanhando de Hugo Motta e Davi Alcolumbre não seja verdadeira. Iam pedir autorização do Trump para votar a anistia no Congresso?”, criticou o deputado, dando a entender que os presidentes da Câmara e do Senado estariam por trás de alguma negociação que favorecesse o ex-presidente ou aos condenados pelas invasões às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Tribuna Livre, com informações do Governo do Estado de São Paulo

Leia também
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada

Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas

O café, outrora visto com desconfiança devido a temores sobre palpitações e aceleração do ritmo cardíaco, pode estar passando por uma reavaliação. Uma nova pesquisa internacional sugere que o consumo regular da bebida está associado a uma diminuição no risco de desenvolvimento de arritmias. Durante anos, o café foi amplamente

Leia mais...

CREDENCIAMENTO VALPARACRISTO

Bem-vindo ao formulário de credenciamento do ValParaCristo – Marcha para Jesus, evento realizado em celebração ao Dia do Evangélico em Valparaíso de Goiás. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás informa que já está disponível o formulário de credenciamento para o ValParaCristo – Marcha para Jesus, em comemoração ao Dia do

Leia mais...

Aviação busca em lixo solução para combustível sustentável

A crescente demanda por viagens aéreas, que pode quase dobrar até 2040, impõe desafios significativos para a redução das emissões de carbono, já que a aviação é responsável por 2,5% das emissões globais. A busca por alternativas ao querosene tradicional tornou-se uma prioridade urgente para o setor. O combustível de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.