12/11/2025

Tarifa social de energia elétrica começa a valer: veja quem tem direito

Tarifa Social de energia elétrica entra em vigor neste sábado e zera a conta de consumo para famílias que utilizam até 80kWh/mês - (crédito: Marcelo Casal / Agência Brasil)

Famílias inscritas no CadÚnico que gastam até 80kWh por mês não pagarão mais a conta de consumo

A nova Tarifa Social de Energia Elétrica começou a valer neste sábado (5/7) em todo país. O objetivo do programa é zerar a conta de consumo de energia das famílias de baixa renda que utilizam até 80 kWh por mês. Para os beneficiados, será necessário pagar apenas as taxas de iluminação pública e o Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), a depender da legislação do município e do estado.

Segundo o governo federal, 4,5 milhões de famílias têm direito a gratuidade total da conta de luz. Outras 17,1 milhões de famílias, que também têm direito à tarifa social, pagarão apenas o que ultrapassar dos 80 quilowatts-hora (kWh) em cada mês.

A nova tarifa social foi criada a partir da Medida Provisória (MP) 1300/2025, publicada em maio pelo governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia.

Quem tem direito a Tarifa social de energia elétrica?

As regras aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), garantem a gratuidade os consumidores beneficiados pela Tarifa Social que têm instalações trifásicas e consomem até 80 kWh por mês.

Além disso, outros requisitos são necessários para receber o benefício. São eles:

•           Família inscrita no Cadastro Único, com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;

•           Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e estão no Cadastro Único

•           Família do Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha pessoa com doença ou deficiência, cujo tratamentoe exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos.

Segundo o governo federal, não é necessário que o cidadão faça a solicitação da inclusão no programa Tarifa Social de energia elétrica. Ao atender os requisitos, o benefício será concedido automaticamente.

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasil 

Leia também
f1280x720-140939_272614_6175
Estes são os principais golpes na black friday; proteja-se
54879511412_c116fd07d7_o
Trump anuncia corte de tarifas de café; brasil deve ser o maior beneficiado
f1280x720-147518_279193_5050
Primeira parcela do 13º salário tem data antecipada para novembro
criptomoedas-2
Entenda o marco regulatório para o mercado de criptoativos no brasil
tn220250117006
Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais
derrite
Derrite propõe pf em investigações de facções com aval de estados
f1280x720-138415_270090_5050
Mais segurança no pix: combate a fraudes ganha reforço do banco central
whatsapp-image-2025-11-08-at-12.31
Pm afasta agentes após morte em ação no complexo do chapadão
dieta-mediterranea_18001
Dieta mediterrânea alivia sintomas da síndrome do intestino irritável, revela pesquisa
Lunch_atop_a_Skyscraper_-_Charles_Clyde_Ebbets-scaled-1
Ascensão em nova york: mamdani desafia o sistema político tradicional
sp_enem17
Enem 2025: candidatos se preparam para o primeiro dia de provas
f1280x720-162226_293901_5050
Petrobras decide manter participação acionária na braskem

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta

Aryna Sabalenka consolida sua posição como a número um do mundo no ranking da WTA, finalizando a temporada de 2025 pelo segundo ano consecutivo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), após a conclusão do WTA Finals. A tenista bielorrussa, de 27 anos, demonstra um domínio consistente no circuito, ostentando

Leia mais...

Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno

O reconhecimento facial emergiu como uma das tecnologias biométricas mais proeminentes e, simultaneamente, controversas da era digital. Amplamente utilizado para desbloquear dispositivos móveis, conceder acesso a informações governamentais, controlar a entrada em instalações corporativas e até mesmo auxiliar em investigações policiais, essa técnica se fundamenta na premissa de que cada

Leia mais...

Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais

O TikTok, plataforma de vídeos curtos, expande seus horizontes e anuncia uma parceria estratégica com a iHeartMedia, consolidando sua entrada no universo dos podcasts. A colaboração tem como foco a produção de podcasts em vídeo, estrelados por influenciadores populares da própria rede social. A iniciativa prevê a criação de até

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.