22/11/2025

Tarifaço: senadores nos EUA não têm reunião marcada com governo Trump

Na foto, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores, ao lado dos senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Teresa Cristina (PP-MS), que também integram a comitiva que foi aos EUA - (crédito: Saulo Cruz/Agência Senado)

Primeiro dia de missão oficial só teve compromissos com representantes do Brasil nos EUA e empresários; não há previsão de encontro com representantes do governo Trump

O grupo de oito senadores que foi aos Estados Unidos para tentar abrir um canal de negociações sobre o tarifaço de Donald Trump (Republicano) só teve compromissos com brasileiros e empresários nesta segunda-feira (28/7), primeiro dia de missão oficial. Nenhum encontro com representantes do governo Trump foi marcado até o momento.

Segundo a agenda divulgada pelo Senado, os parlamentares tomaram café da manhã na residência oficial da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti. Depois foram à Câmara de Comércio dos Estados Unidos para um encontro com “lideranças empresariais e representantes do Brazil-US Business Council”.

“Começamos hoje nossa missão parlamentar nos Estados Unidos. Estou em Washington com outros sete senadores brasileiros para dialogar com autoridades e parlamentares estadunidenses. O primeiro compromisso foi um café da manhã oferecido na embaixada brasileira em Washington”, escreveu o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), em seu perfil no X.

“Temos uma agenda intensa nos próximos dias para buscar soluções que protejam a nossa economia, o setor produtivo e as relações diplomáticas existentes entre os dois países há mais de 200 anos. Esse grupo que aqui está representa um Brasil que é democrático, soberano e que valoriza as relações institucionais”, prosseguiu.

Já na terça-feira (29), estão marcadas reuniões com congressistas norte-americanos. O Senado, no entanto, não divulgou a lista dos parlamentares, mas o objetivo, segundo o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) — presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado —, é conversar com deputados e senadores tanto do Partido Republicano, de Trump, quanto com os do Partido Democrata, oposição ao governo.

“Vamos demonstrar a cada um deles o que os estados que eles representam aqui nos Estados Unidos vão perder com essa sobretarifa. Algo pragmático, em cima de fatos concretos, e a gente sabe que isso vai fazer com que eles possam se movimentar”, disse Nelsinho Trad à Agência Senado.

Segundo a Casa Alta, seis encontros estão confirmados e o grupo tenta conseguir mais reuniões. Na noite de sábado (26), os senadores que chegaram primeiro aos EUA se reuniram para se preparar para a missão oficial.

“O encontro marcou o início dos trabalhos presenciais da delegação e teve como objetivo atualizar os parlamentares sobre os temas prioritários e alinhar os pontos que deverão ser abordados nas reuniões com os americanos”, disse o senador Marcos Pontes (PL-SP), que integra a comitiva, no domingo (27).

Além de Jaques Wagner e Marcos Pontes, integram a comitiva os senadores Rogério Carvalho (PT-SE), Teresa Cristina (PP-MS), Esperidião Amin (PP-SC) e Fernando Farias (MDB-AL).

Tribuna Livre, com informações da Agência Senado

Leia também
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada

Avanço tecnológico: saúde humana em risco?

O ritmo acelerado da industrialização e o avanço tecnológico sem precedentes podem estar colocando em xeque a saúde da espécie humana. Essa é a premissa central de um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade de Zurique, que investigaram se as rápidas transformações do mundo moderno estariam comprometendo a aptidão

Leia mais...

Lula suspende tarifas de trump sobre produtos brasileiros

Brasil vê alívio na economia com o fim de tarifas impostas anteriormente. O governo anunciou a suspensão das tarifas adicionais de 40% que impactavam a importação de diversos produtos brasileiros no mercado americano. A medida, que entra em vigor imediatamente, abrange uma vasta gama de itens, incluindo carne bovina, café,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.