06/12/2025

TCU fez alerta ao governo federal sobre saúde dos Yanomamis

O tribunal constatou que informações sobre os indígenas não são divulgadas de maneira adequada para a sociedade e não há ferramentas que permitam a extração dos dados - (crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil )

Fiscalização do Tribunal verificou diversos problemas na prestação de assistência ao povo indígena e realizou uma série de recomendações ao Ministério da Saúde para melhorar a situação

O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu um alerta ao governo federal sobre a situação precária da saúde do povo Yanomamis. Em uma fiscalização recente, o órgão identificou uma série de problemas na assistência médica prestada a comunidade, incluindo deficiências na infraestrutura de saúde, desnutrição e contaminação por mercúrio nas terras devido ao garimpo ilegal.

Segundo o Acórdão 2.467/2023 — Plenário, sob relatoria do ministro Vital do Rêgo, o TCU investigou as causas das vulnerabilidades socioambientais que têm afetado a saúde dos Yanomamis. A análise revelou uma série de falhas na atuação da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), resultando em indicadores epidemiológicos alarmantes, considerados entre os 34 piores DSEIs do país.

O avanço do garimpo ilegal na região foi apontado como um dos principais fatores que contribuíram para o fechamento de postos de saúde, deixando milhares de indígenas desassistidos. Além disso, o TCU identificou lacunas na governança e na gestão da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Com a auditoria realizada, o TCU espera melhorias no serviço de saúde destinado aos indígenas. A auditoria revelou falhas graves no desenvolvimento de ações de saúde indígena, incluindo a falta de medicamentos essenciais, deficiência de profissionais de saúde e condições inadequadas de atendimento e dos prédios de saúde, sobrecarregando sistemas de saúde municipais e estaduais.

Os sistemas informatizados que registram os dados de saúde indígena são falhos, o que compromete a confiabilidade das informações e dificulta o planejamento de políticas públicas eficazes.

O tribunal constatou que as informações não são divulgadas de maneira adequada para a sociedade e não há ferramentas que permitam a extração dos dados. Isso dificulta o trabalho dos órgãos de controle, o controle social e a avaliação das políticas públicas.

Recomendações

Após as fiscalizações, o TCU emitiu uma série de recomendações ao Ministério da Saúde, incluindo a priorização de indicadores epidemiológicos, compra centralizada de medicamentos essenciais e fortalecimento do controle social exercido pelos Conselhos Distritais de Saúde Indígena.

Tribuna Livre, com informações do Tribunal de Contas da União (TCU)

Deixe um comentário

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.