22/11/2025

Temor por influência do Brics une Congresso dos EUA e a Casa Branca

Senadores brasileiros durante reunião com o senador Ed. Markey (Democrata) em Washington na terça-feira (29) - (crédito: Samyra Galvão/Sen. Nelsinho Trad (PSD-MS)

Congressistas de oposição alertaram comitiva brasileira nos EUA sobre relações com a Rússia e sobre possíveis novas sanções; governo Trump também tem demonstrado aversão à influência chinesa sobre o Brics

A preocupação de autoridades norte-americanas com o avanço da influência dos países do Brics vai além da Casa Branca. O grupo de senadores brasileiros que foi aos Estados Unidos tentar negociar o tarifaço imposto por Donald Trump (Republicano) ouviu de senadores norte-americanos na terça-feira (29/7) que o Brasil precisa rever suas relações com a Rússia se quiser melhorar a relação com os EUA e evitar novas sanções.

Empresários norte-americanos já haviam dito aos parlamentares brasileiros na segunda (28) que os EUA estão preocupados com o avanço da influência do Brics, especificamente com a China, outro integrante do bloco econômico e que tem ótimas relações comerciais com o Brasil.

No caso da Rússia, os congressistas (a maioria do Partido Democrata) se disseram preocupados com a importação de petróleo pelo Brasil e sugeriram a criação de mecanismos para garantir a rastreabilidade da origem da commodity. Há expectativa de que o Congresso norte-americano discuta em breve um projeto de lei que pretende sancionar países que negociam com a Rússia.

Em 15 de julho, o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, já havia dito depois de uma conversa com congressistas dos EUA, que países como Brasil, China e Índia (todos integrantes do Brics) podem ser tarifados em 100% por comprar petróleo da Rússia.

A movimentação faz parte de um esforço para sufocar economicamente a Rússia, que ignorou todas as tentativas dos Estados Unidos de encerrar a guerra na Ucrânia — embora Donald Trump tenha prometido, em sua campanha, acabar com a guerra em um dia se fosse eleito. O país também esnobou os apelos dos países da União Europeia por um cessar-fogo.

A boa relação do governo brasileiro com a Rússia não é novidade. Em 2024, o Brasil importou mais de US$ 5 bilhões em diesel russo e exporta diversos produtos para a Rússia, como soja, carnes e café.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também tem evitado condenar publicamente a Rússia pelas mortes diárias de civis em território ucraniano, postura diferente da que tem adotado com os assassinatos em massa de palestinos na Faixa de Gaza pelo governo de Israel.

Leia a lista de congressistas dos EUA que receberam os parlamentares brasileiros na terça (29):

•             Tim Kaine (Senador, Democrata);

•             Ed Markey (Senador, Democrata);

•             Mark Kelly (Senador, Democrata);

•             Chris Coons (Senador, Democrata);

•             Jeanne Shaheen (Senadora, Democrata);

•             Martin Heinrich (Senador, Democrata);

•             Thom Tillis (Senador, Republicano);

•             Sydney Kamlager-Dove, co-presidente do Brazil Caucus (deputada, Democrata).

Tribuna Livre, com informações da AFP

Leia também
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido
lista-destaque-11
Comece a economizar: 5 produtos com desconto antes da black friday
money-larry-page-sergey-brin-google-1200x675-1
Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários
lobos
Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá
cloudflare-1-1200x675-1
Comissária virtual da qatar airways cativa com inteligência artificial
cloudflare-1200x675-1
Queda da cloudflare expõe fragilidade da infraestrutura online global
lixo-urbano
Aviação busca em lixo solução para combustível sustentável

Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários

Larry Page, um dos fundadores do gigante tecnológico Google, ascendeu à posição de terceira pessoa mais rica do mundo, ultrapassando Jeff Bezos, fundador da Amazon. A mudança no ranking ocorreu na quarta-feira, impulsionada pelo notável desempenho das ações da Alphabet, empresa-mãe do Google. O crescimento das ações da Alphabet foi

Leia mais...

Ministério público do df debate inovação em políticas públicas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu um seminário com o objetivo de fortalecer o papel da instituição na formulação, acompanhamento e aperfeiçoamento das políticas públicas no DF. O evento, intitulado “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025”, reuniu membros, servidores e a sociedade civil

Leia mais...

Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá

Imagens capturadas na Colúmbia Britânica, no Canadá, revelam um comportamento inusitado em lobos selvagens, levantando questões sobre a inteligência animal e o uso de ferramentas. Os registros mostram dois lobos puxando as cordas de armadilhas para caranguejos com o objetivo de acessar as iscas ali contidas. A descoberta, que desafia

Leia mais...

Mei: receita federal alerta para novo cálculo de faturamento

Microempreendedores Individuais (MEI) devem ficar atentos a uma nova metodologia de cálculo do faturamento anual, que passa a considerar a soma dos valores movimentados tanto na conta bancária da pessoa física (CPF) quanto na conta jurídica (CNPJ). A medida visa combater a prática de alguns MEIs que buscam ocultar o

Leia mais...

Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel

Um caso complexo envolvendo um caminhão carregado com explosivos e o fechamento de um trecho do Rodoanel tem ganhado contornos inesperados. O incidente, ocorrido na semana passada, surge em um período de intensos debates sobre a equiparação do narcotráfico ao terrorismo, tema que tem mobilizado diferentes setores da sociedade. Inicialmente,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.