Pelo menos sete prédios públicos foram danificados e paredes desabaram em Esmeralda, província próxima a fronteira com a Colômbia
Um terremoto de magnitude 6,3 alcançou Esmeraldas, cidade no Equador, próxima à fronteira da Colômbia, nesta sexta-feira (25/4). Segundo autoridades, o tremor ocorreu a uma profundidade de 35 quilômetros por volta das 6h45 do horário local (8h45 no horário de Brasília).
Pelo menos sete prédios públicos foram danificados e paredes desabaram e casas foram atingidas, segundo a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos (SNGR) em seu canal no Whasapp. O terremoto ocorreu a 8,4 quilômetros da cidade de Esmeraldas.
“Foi muito forte e também demorado, mas cálculo que pelo menos meio minuto”, declarou à AFP o ex-candidato presidencial Yaku Pérez, que estava em Esmeraldas. O Equador fica sobre as placas Nazca e Sul-Americana. O tremor foi “consequência do processo de subducção da placa de Nazca”, explicou Pablo Palacios, técnico do Instituto Geofísico, ao canal Ecuavisa.O terremoto foi sentido em 10 das 24 províncias do país, incluindo Manabí, Los Ríos, Guayas e Pichincha, segundo o SNGR. Vinte minutos após o primeiro sismo, o Instituto Geofísico do Equador relatou outro tremor de magnitude 4,1 na província costeira de Guayas, no sudoeste do país, a uma profundidade de 86 quilômetros.
Tribuna Livre, com informações da AFP