25/12/2025

Testemunhas mentirem por “temor reverencial” a Silvinei fez Moraes determinar prisão de ex-PRF

O que, segundo o ministro, comprovaria que, “em liberdade”, o ex-diretor-geral da PRF “teria poder de influenciar no depoimento de eventuais testemunhas”.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou prisão do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, nesta quarta-feira (9), após a Polícia Federal relatar que testemunhas mentiram aos investigadores por “temor reverencial” a Silvinei.

Em sua decisão, Moraes diz que a PF identificou “prejuízo” à investigação ao constatar que dois subordinados de Silvinei na PRF mentiram em depoimento por medo do antigo chefe. O que, segundo o ministro, comprovaria que, “em liberdade”, o ex-diretor-geral da PRF “teria poder de influenciar no depoimento de eventuais testemunhas”.

De acordo com a investigação da PF, as duas testemunhas que “faltaram com a verdade ao prestar depoimento” são Naralúcia Leite Dias, então chefe do Serviço de Análise de Inteligência da PRF, e Adiel Pereira Alcântara, então coordenador de Análise de Inteligência da PRF.

No pedido feito à Moraes, a PF afirma que, além de uma “reverência” dos subordinados ao antigo chefe, a prisão de Silvenei era necessária para evitar um “combinamento de versões” entre servidores da PRF.

“Visando evitar uma combinação de versões, o ideal é que todos sejam ouvidos de forma concomitante, sendo que a manutenção do investigado em liberdade pode vir a comprometer a eficácia das diligências”, diz a PF.

Segundo a PF, “ainda que aposentado, é muito provável que haja uma reverência de tais Policiais Rodoviários Federais àquele Diretor-Geral que os indicou para as respectivas funções”. Silvinei se aposentou em 2022, poucos dias antes de o governo de Jair Bolsonaro (PL) acabar, três dias depois de ser exonerado do cargo.

Silvinei foi preso nesta quarta-feira, pela suspeita de tentativa de interferência nas eleições presidenciais. De acordo com a investigação da Polícia Federal, integrantes da PRF teriam direcionado recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores no dia do segundo turno.

Em sua decisão, Moraes afirmou que a conduta de Silvinei “revela-se ilícita e gravíssima, pois são apontados elementos indicativos do uso irregular da máquina pública com objetivo de interferir no processo eleitoral, via direcionamento tendencioso de recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores”.

De acordo com a investigação da PF, duas testemunhas “faltaram com a verdade ao prestar depoimento”

Deixe um comentário

Leia também
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’

Veja o que abre e o que fecha durante as festas de fim de ano

Zoológico de Brasília terá entrada gratuita em 25 de dezembro e em 1° de janeiro. Ônibus e metrô também serão de graça As festas de Natal e de ano-novo afetarão o horário de funcionamento de serviços públicos no Distrito Federal. Além dessas mudanças, governo oferecerá transporte público gratuito em alguns

Leia mais...

Equatorial Goiás: o que abre e fecha no feriado de Natal 

Clientes podem contar com os canais de atendimento digitais que estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana  Devido ao feriado de Natal, as agências e postos de atendimento presenciais da Equatorial Goiás estarão fechados em todo o estado na próxima quarta-feira (24), a partir das 12h,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.