TJDFT lança guia prático contra violência à mulher em evento com palestra

TJDFT lança guia prático contra violência à mulher em evento com palestra
TJDFT lança guia prático contra violência à mulher em evento – Reprodução

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizará, no dia 9 de março de 2026, o lançamento do Guia Prático de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A iniciativa, elaborada pela Ouvidoria do Tribunal por meio do Núcleo de Atendimento à Mulher (NUATMU), visa fortalecer a atuação das ouvidorias na promoção da dignidade, proteção e acolhimento às mulheres em situações de violência.

O evento está marcado para as 13h30, no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence, localizado no bloco A do Fórum de Brasília. A programação inclui a palestra ‘Equidade de gênero: o que isso tem a ver com saúde mental?’, ministrada pela psicóloga, professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Valeska Zanello. Reconhecida como referência nacional em debates sobre saúde mental, gênero e cultura, Zanello é autora de obras acadêmicas e já participou de programas como a série ‘Isso tem nome’ do Fantástico, Café Filosófico e Bom Dia Obvious.

As inscrições para o evento ficam abertas até as 19h do dia 5 de março de 2026.

O guia prático serve como instrumento informativo e acessível ao público em geral, direcionado tanto a mulheres que sofrem ou sofreram violência quanto a pessoas interessadas em compreender, identificar e enfrentar abusos. De forma didática, a publicação reúne conceitos essenciais sobre violência de gênero, baseados em dados e pesquisas recentes, e explica as diferentes formas de violência previstas na Lei Maria da Penha.

Além disso, o material aborda novas modalidades de agressão, como violência digital, violência política de gênero e feminicídio indireto. Ele orienta sobre a identificação de relacionamentos abusivos, as dinâmicas do ciclo da violência, condutas a serem adotadas em situações de risco e os instrumentos legais de proteção, além de serviços especializados disponíveis às mulheres.

*Com informações do TJDFT

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress