18/11/2025

Trabalhadores da Copasa anunciam greve contra ‘PEC do referendo’ de privatização da estatal

Servidores da Copasa e da Cemig acompanharam votação da 'PEC do referendo' em comissão especial da AssembleiaFoto: Henrique Chendes / ALMG

Servidores planejam cruzar os braços nos dias 21, 22 e 23 de outubro; conforme Sindágua, serviços essenciais de abastecimento não serão afetados

Os servidores da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) planejam entrar em greve nos dias 21, 22 e 23 de outubro. A categoria se manifesta contra os projetos de privatização da estatal, em especial, a PEC que retira a obrigatoriedade de realização de referendo para a transferência para a iniciativa privada. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (Sindágua-MG), trabalhadores de todo o estado devem cruzar os braços.

Além da paralisação, os servidores da região metropolitana de Belo Horizonte realizam concentrações em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais todos os dias. No dia 22, haverá uma audiência pública na Casa às 11h. Nessa mesma data, a mobilização também acontece em frente à sede da Copasa, no bairro Santo Antônio, na capital.

De acordo com o presidente do Sindágua, Eduardo Pereira, a expectativa é que a mobilização reúna entre quatro e seis mil trabalhadores na Assembleia Legislativa. A categoria questiona a “PEC do referendo”, que retira a obrigatoriedade de consulta popular para privatização da Copasa.

“Nossa mobilização é a favor do direito social do povo, do referendo popular. Temos a expectativa de chamar a atenção da população porque a pauta não é só interesse dos trabalhadores, mas da população, que tem o direito de decidir sobre a privatização ou não”, explica Pereira.

O representante da categoria destaca que a greve não irá afetar os serviços essenciais prestados pela Copasa, como de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Haverá escala mínima de funcionamento.

Tramitação

A greve ocorre em meio ao avanço da PEC do referendo na Assembleia. Na semana passada, o texto foi aprovado em comissão especial e, com isso, está pronto para ser votado em plenário. Entretanto, ainda não há data para que a proposta entre na pauta dos deputados estaduais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um novo decreto sobre as regras para adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), com novos prazos para negociações de ativos.

Por conta disso, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite (MDB), decidiu que não irá pautar em plenário os projetos do estado envolvendo o Propag, o que inclui a PEC do referendo e a privatização da Copasa. Conforme o deputado estadual, a Casa precisaria sanar dúvidas quanto ao novo decreto antes de prosseguir com a tramitação dos textos.

Juntamente com os trabalhadores da Cemig (Sindieletro), o Sindágua-MG protocolou na Assembleia um pedido de suspensão das discussões envolvendo a PEC do referendo. A solicitação foi direcionada a Tadeuzinho.

A Copasa atua em 638 cidades mineiras. No total, são 11,8 milhões de clientes de abastecimento de água e 8,3 milhões de clientes de esgotamento sanitário.

O governo de Minas Gerais foi procurado para comentar sobre a greve dos trabalhadores da Copasa. Tão logo haja um retorno, esta publicação será atualizada. O espaço segue aberto.

Tribuna Livre, com informações do servidores da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)

Leia também
logoMPDFT-7
Prodema obtém decisão favorável para implementação de políticas climáticas no df
f1280x720-162877_294552_5050
Governo lança programa para subsidiar gás de cozinha a famílias de baixa renda
image-400-b76939dcd101636cb685c06fa20af5ab
Dia da justiça celebrado com webinar sobre filosofia clássica no tjdft
f1280x720-162870_294545_5050
Professora relata noite ao relento após ser barrada em terminal rodoviário
f1280x720-162790_294465_5050
Trecho de quadra desaba e mata adolescente em área recém-inaugurada
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
f1280x720-162787_294462_5050
Lurian lula da silva internada no rio após queixas de dores torácicas
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula
Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula
f1280x720-162761_294436_5050
Radar avançado e velocidade supersônica: caça gripen chega para a força aérea
f1280x720-162768_294443_5050
Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml
Caso que pode "derrubar" Lula chega nas mãos de André Mendonça
Caso que pode "derrubar" Lula chega nas mãos de André Mendonça

Aviação busca em lixo solução para combustível sustentável

A crescente demanda por viagens aéreas, que pode quase dobrar até 2040, impõe desafios significativos para a redução das emissões de carbono, já que a aviação é responsável por 2,5% das emissões globais. A busca por alternativas ao querosene tradicional tornou-se uma prioridade urgente para o setor. O combustível de

Leia mais...

Exxon mobil mira exploração de petróleo na foz do amazonas

A Exxon Mobil demonstra forte interesse na exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, aguardando o desenvolvimento da infraestrutura necessária pela Petrobras e a subsequente licitação de áreas. A informação foi divulgada por um alto executivo da SBM Offshore, empresa que atua como parceira de grandes companhias petrolíferas.

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações acontecem em cidades como Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia, Goiânia e Aparecida de Goiânia, com trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do

Leia mais...

Parceria garante atendimento educacional a custodiados do DF

Serviço inédito no país vai acompanhar pessoas em cumprimento de pena no sistema prisional nas escolas da Secretaria de Educação do DF A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF) firmaram uma parceria inédita para ampliar o acesso à educação de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.