12/11/2025

Trama golpista: Fux isenta réus de responsabilidade por depredações do 8/1

Fux frisou que não há, no processo, indícios de que os acusados tenham ordenado a destruição ou se omitido intencionalmente durante a invasão - (crédito: Gustavo Moreno/STF)

Ministro afirma que réus não podem ser responsabilizados por danos causados por terceiros no 8 de janeiro, citando Anderson Torres como exemplo de atuação para conter invasões

No quarto dia de julgamento da chamada Trama Golpista, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (10/9) que não é possível responsabilizar os réus pelos crimes de dano ao patrimônio ocorridos nos atos de 8 de janeiro, quando a destruição foi praticada por terceiros.

“Reconhecer autoria mediata seria postura excessivamente paternalista e aniquiladora da autonomia dos criminosos que depredaram o patrimônio público”, declarou Fux, durante a sessão da Primeira Turma.

Entre os réus estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete ex-auxiliares e militares. A Procuradoria-Geral da República (PGR) os acusa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa, dano ao patrimônio público e deterioração de bens tombados.

Segundo a PGR, os crimes de dano ficaram configurados nos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Fux frisou que não há, no processo, indícios de que os acusados tenham ordenado a destruição ou se omitido dolosamente diante da invasão.

“No caso em questão, não há prova de que alguns dos réus tinham dever de agir para impedir os danos causados em 8 de janeiro de 2023. A omissão não se configura pela ausência de ação, mas pela ausência de ação capaz de impedir o crime. Não há prova nos autos de que os réus tenham ordenado a destruição e depois se omitido”, afirmou.

Citação a Anderson Torres

Em seu voto, o ministro citou o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, também réu na ação. De acordo com Fux, há evidências de que Torres adotou medidas para tentar evitar que o edifício do Supremo fosse invadido.

“Há evidências de que, assim que a destruição começou, um dos réus tomou medidas para evitar que o edifício do Supremo fosse invadido. Anderson Torres assim agiu”, destacou.

O julgamento segue na Primeira Turma do STF, que deve decidir se os oito réus irão responder pelos crimes listados pela PGR. Até o momento, ministros têm divergido em relação ao alcance das acusações e à responsabilização de cada um dos envolvidos.

Tribuna Livre, com informações do Supremo Tribunal Federal (STF)

Leia também
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta

Aryna Sabalenka consolida sua posição como a número um do mundo no ranking da WTA, finalizando a temporada de 2025 pelo segundo ano consecutivo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), após a conclusão do WTA Finals. A tenista bielorrussa, de 27 anos, demonstra um domínio consistente no circuito, ostentando

Leia mais...

Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno

O reconhecimento facial emergiu como uma das tecnologias biométricas mais proeminentes e, simultaneamente, controversas da era digital. Amplamente utilizado para desbloquear dispositivos móveis, conceder acesso a informações governamentais, controlar a entrada em instalações corporativas e até mesmo auxiliar em investigações policiais, essa técnica se fundamenta na premissa de que cada

Leia mais...

Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais

O TikTok, plataforma de vídeos curtos, expande seus horizontes e anuncia uma parceria estratégica com a iHeartMedia, consolidando sua entrada no universo dos podcasts. A colaboração tem como foco a produção de podcasts em vídeo, estrelados por influenciadores populares da própria rede social. A iniciativa prevê a criação de até

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.