12/11/2025

Trama golpista: Fux isenta réus de responsabilidade por depredações do 8/1

Fux frisou que não há, no processo, indícios de que os acusados tenham ordenado a destruição ou se omitido intencionalmente durante a invasão - (crédito: Gustavo Moreno/STF)

Ministro afirma que réus não podem ser responsabilizados por danos causados por terceiros no 8 de janeiro, citando Anderson Torres como exemplo de atuação para conter invasões

No quarto dia de julgamento da chamada Trama Golpista, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (10/9) que não é possível responsabilizar os réus pelos crimes de dano ao patrimônio ocorridos nos atos de 8 de janeiro, quando a destruição foi praticada por terceiros.

“Reconhecer autoria mediata seria postura excessivamente paternalista e aniquiladora da autonomia dos criminosos que depredaram o patrimônio público”, declarou Fux, durante a sessão da Primeira Turma.

Entre os réus estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete ex-auxiliares e militares. A Procuradoria-Geral da República (PGR) os acusa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa, dano ao patrimônio público e deterioração de bens tombados.

Segundo a PGR, os crimes de dano ficaram configurados nos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Fux frisou que não há, no processo, indícios de que os acusados tenham ordenado a destruição ou se omitido dolosamente diante da invasão.

“No caso em questão, não há prova de que alguns dos réus tinham dever de agir para impedir os danos causados em 8 de janeiro de 2023. A omissão não se configura pela ausência de ação, mas pela ausência de ação capaz de impedir o crime. Não há prova nos autos de que os réus tenham ordenado a destruição e depois se omitido”, afirmou.

Citação a Anderson Torres

Em seu voto, o ministro citou o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, também réu na ação. De acordo com Fux, há evidências de que Torres adotou medidas para tentar evitar que o edifício do Supremo fosse invadido.

“Há evidências de que, assim que a destruição começou, um dos réus tomou medidas para evitar que o edifício do Supremo fosse invadido. Anderson Torres assim agiu”, destacou.

O julgamento segue na Primeira Turma do STF, que deve decidir se os oito réus irão responder pelos crimes listados pela PGR. Até o momento, ministros têm divergido em relação ao alcance das acusações e à responsabilização de cada um dos envolvidos.

Tribuna Livre, com informações do Supremo Tribunal Federal (STF)

Leia também
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
belem-do-para-
Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"

Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos implementou uma suspensão emergencial de lançamentos de foguetes durante o dia. A medida drástica surge em meio à prolongada paralisação do governo, que resultou no afastamento de um número significativo de trabalhadores e está gerando interrupções nas operações aeroportuárias em todo

Leia mais...

Os jogos com edições de colecionador mais caras da história

As edições de colecionador se consolidaram como um símbolo de prestígio entre os aficionados por videogames. Mais do que simples cópias físicas ou digitais, estas versões especiais incluem estátuas detalhadas, itens exclusivos, experiências diferenciadas e, em alguns casos, prêmios surpreendentes. A produção limitada eleva esses pacotes à categoria de relíquias,

Leia mais...

Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acolheu uma comitiva de seis membros da magistratura e do Ministério Público de Moçambique na quinta-feira, 6 de novembro. A visita oficial foi liderada pelo procurador da República, Carlos Vinícius Soares Cabeleira, e acompanhada pela Secretária Judiciária (SEJU), Danielle

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.