“Para manter seus cargos, os funcionários precisam concluir o curso sobre o Sistema Eletrônico de Informações. A meta é aprimorar os procedimentos administrativos e promover maior transparência.”
Servidores designados nas administrações regionais e que ainda não tenham participado de um curso de treinamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI-GDF) terão, a partir de agora, a obrigatoriedade de fazê-lo, conforme estabelecido pela Portaria Conjunta nº 52/23, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (6), pelas secretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad-DF) e de Governo (Segov-DF).
De acordo com o regulamento, os servidores têm a opção de realizar o curso online oferecido pela Escola de Governo (Egov) ou buscar capacitação em outra instituição, desde que forneça certificação. Após a conclusão do treinamento, é responsabilidade do servidor apresentar o certificado de conclusão na unidade setorial de gestão de pessoas.
“Nossa intenção é aprimorar a administração pública por meio do aprimoramento dos servidores. Este curso vai auxiliar o servidor a tomar decisões mais informadas dentro da plataforma, executando suas tarefas com maior facilidade e precisão”, afirma Ney Ferraz, secretário de Planejamento.
José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo, acredita que a portaria contribuirá para melhorar o funcionamento das administrações regionais. “Certamente, será de grande ajuda para agilizar e tornar mais transparentes os processos da administração pública”, pondera.
O SEI é o sistema oficial de gerenciamento de documentos e processos administrativos do Governo do Distrito Federal. Por meio dele, os órgãos governamentais tramitam documentos e processos de maneira eletrônica, sendo a principal plataforma de trabalho das administrações regionais.
Os cursos podem ser realizados na Egov, por meio do site egov.df.gov.br, ou em instituições que ofereçam programas de treinamento similares disponíveis no site www.portalsei.df.gov.br, desde que emitam certificados de participação e conclusão, conforme destaca Lucirene Carneiro, chefe da Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação da Seplad.
“Todos os servidores das administrações regionais que ainda não passaram pela capacitação devem fazê-lo e apresentar o certificado”, reforça Lucirene. Ela ressalta que o curso aumentará a produtividade e pode ser realizado durante o expediente do servidor. “É importante frisar que os cursos divulgados são de ensino a distância, podendo ser feitos nas próprias instalações da administração regional, minimizando o tempo de deslocamento”, completa.
*Com informações da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal (Seplad-DF)
Tribuna Livre, com informações da Egov/DF