Matheus sofreu uma queda de aproximadamente 12 metros de altura.
Três crianças foram beneficiadas com a doação de órgãos de Matheus Marques da Silva, de 5 anos, que faleceu após uma queda acidental do terceiro andar de um apartamento em Aparecida de Goiânia. O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugo) confirmou os transplantes, que ocorreram na terça-feira, 17.
Segundo o médico intensivista do Hugo, Gustavo Prudente, os rins e o fígado de Matheus foram doados. Os dois rins foram destinados a duas crianças diferentes em São Paulo, enquanto o fígado foi destinado a uma criança no Acre. Infelizmente, o coração não pôde ser doado devido a uma pequena irregularidade.
O Dr. Prudente ressaltou que aproximadamente 50 mil pacientes em listas de espera global acabam falecendo antes de receberem um transplante. Ele enfatizou a importância de aumentar o número de doadores em potencial e de conscientizar as famílias sobre a importância da doação. No caso das crianças, a lista de espera para transplantes é nacional.
Contexto: Matheus Marques da Silva sofreu uma queda do terceiro andar de um prédio enquanto brincava com seu irmão no Setor Bela Vista, em Aparecida de Goiânia. O acidente ocorreu quando a criança se apoiou na proteção da janela, que cedeu. Matheus caiu de uma altura de aproximadamente 12 metros.
Matheus foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) desde a sexta-feira anterior. Após passar por cirurgias, foi declarada sua morte cerebral.
Sua mãe, Joseany Miguel da Silva, descreveu que a tragédia aconteceu em questão de segundos, enquanto seus dois filhos brincavam na sala e correram para o quarto por conta de um brinquedo. Ela destacou Matheus como sendo “o menino mais querido e especial do mundo” e expressou orgulho por ter criado uma pessoa tão bondosa.
Tribuna Livre, com informações do HuGO